Póvoa de Varzim, Sociedade, Vila do Conde

Portos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde têm novo Capitão

image004Na passada sexta-feira, dia 20 de setembro, o capitão-de-fragata Artur Simas Silva tomou posse como novo Capitão dos Portos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e Comandante Local da Polícia Marítima, em substituição do capitão-de-fragata Humberto da Silva Rocha.

Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esteve presente na sessão e atribui um voto de louvor a Silva Rocha pelo excelente serviço prestado:

“No momento em que o Capitão-Tenente Humberto Renato da Silva Rocha cessa as funções de Capitão do nosso Porto e de Comandante da Polícia Marítima, que exerceu desde Setembro de 2010, é dever do município reconhecer o excelente serviço que este quadro superior da nossa Marinha prestou à Póvoa de Varzim e ao país, concretamente através da elaboração e atualização dos dispositivos de segurança das praias, da colaboração no projeto AquaVida, da sinalização das zonas perigosas nas praias, da colaboração nos processos de licenciamento e fiscalização de apoios de praia, da pronta intervenção em situações de incumprimento dentro da sua área de jurisdição, etc.

Se, como é reconhecido, a gestão da área balnear e portuária atingiu nos últimos tempos níveis de qualidade que se refletem em acrescido uso da praia e da atividade piscatória, com positivos reflexos na economia local, é justo reconhecer que parte deste mérito se deve à postura colaborante do Capitão-Tenente Silva Rocha, sempre apostado em encontrar com o município as melhores soluções para a dinamização de uma parcela do território municipal que, sendo tão emblemática e importante para a comunidade, nem sempre vinha merecendo as atenções de uma gestão consentânea com os interesses desta.

Ao cessar a comissão de serviço na Póvoa de Varzim, o Capitão-Tenente Silva Rocha é, pois, credor do nosso reconhecimento e do nosso louvor.”

No seu discurso de tomada de posse o novo Capitão dos Portos de Póvoa do Varzim e de Vila do Conde salientou estar “ciente da importância que os cargos agora assumidos representam para o Estado e para as comunidades que laboram e usufruem das áreas sob jurisdição destas Capitanias e Comandos Locais da Polícia Marítima, a minha linha de ação será orientada para o seu exercício e não poderá ser distinta de cumprir e fazer cumprir a lei”.  Para Artur Simas Silva, “a palavra-chave para o sucesso desta missão é cooperação”. E, neste sentido, “empenhar-me-ei numa franca e frutuosa cooperação”, transmitiu.

Em jeito de balanço de três anos como Capitão dos Portos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e Comandante Local da Polícia Marítima, Silva Rocha revelou que foi uma “comissão muito rápida e com um final vertiginoso”, o que revela a “intensidade com que vivia a Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Saio com a consciência de que dei o meu melhor”.

O evento contou com a presença de representantes das diversas autoridades e organizações que desenvolvem a sua atividade na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde.

Os capitães dos portos têm competências no âmbito da Autoridade Marítima, do salvamento e socorro marítimos, da segurança da navegação, do exercício de funções de carácter técnico-administrativo, do registo patrimonial de embarcações, da proteção e conservação do domínio público marítimo e da defesa do património cultural subaquático, da pesca, da aquicultura e das atividades conexas e ainda no campo contraordenacional. O capitão do porto é, por inerência, o comandante local da Polícia Marítima.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *