Alcoutim, Saúde

“Saúde da Mama” foi palestra em Martim Longo, Alcoutim

palestra Saúde da Mama (1)Decorreu em Martim Longo, uma palestra sobre a “Vigilância da Saúde da Mama”, proferida pela enfermeira do Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, Patrícia Jerónimo.

A enfermeira falou à audiência, exclusivamente feminina, sobre fatores de risco e as técnicas de vigilância, que permitem um diagnóstico mais precoce do cancro da mama e uma atuação menos invasiva e mais eficaz.

Entre os diferentes fatores de risco, a enfermeira Patrícia sublinhou o da idade, que é entre os 50 e os 69, quando se recomenda a todas as mulheres a realização de uma mamografia, de dois em dois anos. Todos os anos surgem cerca de 4.400 novos casos de cancro da mama, referiu a palestrante. Segundo dados da ARS Algarve, Alcoutim é o concelho onde se regista uma das maiores taxas de adesão aos rastreios, de 72%.

Durante a palestra, a assistência teve oportunidade de partilhar algumas histórias e dúvidas com a enfermeira, que se disponibilizou a regressar a Alcoutim para novos temas que a população considere pertinentes.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *