Celorico de Basto, Sociedade

CPCJ de Celorico de Basto comemora 10º aniversário da sua instalação

cpcj cartazA 16 de setembro de 2003, ao abrigo do nº 3 do artigo 12º  da lei de proteção manda o Governo, pelos Ministros da Justiça e da Segurança Social e do Trabalho, a criação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Celorico de Basto, instalada no edifício da Câmara Municipal.

A Comissão de Proteção de crianças e Jovens de Celorico de Basto comemora 10 anos de atividade no concelho e esclarece a população da sua existência e quais as funções que lhe estão inerentes, proteger as crianças e os jovens do concelho.

Nesta data de comemoração estão a ser distribuídos cartazes pelo concelho, horários e separadores de livros nas escolas a todos os alunos.

A presidente da CPCJ, Helena Martinho Costa, salienta a necessidade de informar adequadamente a população sobre os direitos das crianças e jovens. “É fundamental esclarecer a população sobre o trabalho que a CPCJ desenvolve em prol dos direitos das crianças. Temos um grupo de técnicos altamente qualificados com competência, sensibilidade e preocupação que desenvolve diariamente um trabalho salutar no que compete a salvaguardar as crianças para que estas vivam em seio familiar com as condições adequadas para um crescimento saudável”. Por outro lado, adianta ainda que, “este trabalho só é possível, também, graças á colaboração e boa parceria das entidades concelhias representadas nesta comissão refira-se a educação, a saúde, as IPSS´s, a GNR, as Associações de Pais e associações culturais e recreativas, os representantes da Assembleia Municipal e a Segurança Social, e fundamentalmente, o apoio da Câmara Municipal na pessoa do presidente da autarquia, Joaquim Monteiro da Mota e Silva, que sempre se manifestou muito solidário e preocupado com o trabalho desta CPCJ em prol do bem estar das crianças e jovens do concelho, disponibilizando todo o apoio logístico, técnico e financeiro em beneficio das ações desenvolvidas” concluiu.

Durante a comemoração deste 10º aniversário a CPCJ de Celorico de Basto pretende desenvolver várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar com crianças, pais, professores e auxiliares, e apostar em sessões de Educação Parental. Pretende alargar estas sessões a outros quadrantes da comunidade, nomeadamente ao pessoal da área da saúde, médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e também a outros agentes sociais de Celorico de Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *