Educação, Vila Real de Santo António

Autarquia de VRSA mantém todos os apoios sociais no ano letivo 2013/2014

VRSA_Escola de Santo AntónioA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai manter todos os apoios sociais para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, durante o ano letivo 2013/2014, não efetuando qualquer redução orçamental neste domínio.

 

De uma forma pioneira, a autarquia irá continuar a financiar, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário (até às 18h00) para os alunos do pré-escolar.

 

Para facilitar a vida dos pais, a Câmara Municipal irá também disponibilizar, sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, educação física, TIC, música e ciências naturais para os alunos do primeiro ciclo.

 

Será igualmente oferecido, pelo município, o transporte para uma visita de estudo, num autocarro camarário, a todos os estudantes do primeiro ciclo e pré-escolar.

 

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar cerca de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 200 alunos, no caso do escalão B.

 

Os alunos do 1º escalão terão direito à totalidade do valor dos manuais escolares e a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2º escalão têm direito a 50% do valor dos livros e a 10 euros em material escolar.

 

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «estas medidas mostram que, mesmo em tempo contenção económica, a autarquia continua a dar prioridade às áreas da educação e da ação social, apoiando de forma clara as famílias que mais precisam».

 

Este ano letivo, tal como aconteceu nos anos anteriores, o transporte escolar será gratuito para os estudantes do ensino básico que estejam em condições de usufruir do mesmo.

 

Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão, o transporte é disponibilizado a custo zero, enquanto para os do 2º escalão o transporte é comparticipado pela autarquia em 75%. Os restantes alunos deste nível de ensino têm uma comparticipação de 50%.

 

Quanto às refeições escolares, a autarquia irá pagar a totalidade do seu valor aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e subsidiar em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2º escalão.

 

À disposição da população escolar estarão igualmente os três «Espaços Internet» do concelho (Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo), bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a biblioteca municipal Vicente Campinas.

 

A estas valências, junta-se o trabalho de proximidade das equipas municipais de psicólogos que, durante todo o ano letivo, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *