Cultura, Torres Vedras

Atividade do projeto municipal Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino prossegue em Torres Vedras

Exp ChapeusA Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino vai acolher entre os dias 24 de setembro e 16 de novembro uma exposição de ilustrações que estiveram patentes no 4.º Encontro Nacional de Ilustração de S. João da Madeira

Nesta mostra, intitulada …de se lhe tirar o chapéu, vão poder-se observar 120 obras, ou melhor, 120 chapéus, que resultam de um trabalho de 43 ilustradores de várias nacionalidades. E porque “chapéus há muitos” encontrar-se-ão nesta exposição “representados em diferentes materiais, traços e técnicas: de palha, de papel, de penas e de pelos, de tule, de feltros, de veludos, coloridos ou neutros, de índios e cowboys, de juízes e ladrões, de mestres pasteleiros e até de picheleiros, de bruxas e papões, com vaporosos véus, vulgares ou de bradar aos céus, são assim esses chapéus!”. Esta exposição é pertença da Junta da Freguesia de S. João da Madeira.

A inauguração da exposição …de se lhe tirar o chapéu na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino acontecerá no dia 24 de setembro, pelas 18h.

Com base nesta exposição será proporcionada no dia 9 de novembro, pelas 10h30, no mesmo local, uma oficina de expressão plástica para famílias (com crianças dos 3 anos aos 10 anos), na qual, depois de uma viagem pelo mundo dos chapéus, e partindo da história de Jon Klassen “I want my hat back”, criar-se-á para cada uma das personagens da mesma um chapéu que lhes fique bem. A marcação para esta atividade deve ser efetuada com um mínimo de cinco dias de antecedência por meio do e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt.

De referir também que a exposição fotográfica A Alma da Casa, da autoria de Pedro Cláudio, continua patente na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino. Recorde-se que esta mostra tem como objeto o local onde está instalada antes de ser despojado da sua mobília.

Ainda no âmbito do projeto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino refira-se que as oficinas de canto coral Anda cá que eu já te canto (que aborda canções de embalar, de roda e trabalho), para famílias (com crianças dos 5 aos 12 anos), orientadas por Alzira Costa e Silvia Filipe, também prosseguirão. Para já estão previstas para os dias 5,12 e 26 outubro, 9 e 23 de novembro e 7 e 21 de dezembro, pelas 15h30, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino. As inscrições para esta atividade também devem ser efetuadas por meio do e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt.

 

Recorde-se que a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino (situada na Rua Maria Barreto Bastos, n.º 36, em Torres Vedras, nas proximidades do tribunal desta cidade), está aberta de 3.ª a 6.ª feira, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 19h, bem como ao sábado, das 10h às 13h e das 15h às 18h.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *