Lamego, Sociedade

Lamego acolhe celebrações do Dia do Exército

Dia_do_ExercitoLAMEGO2013As comemorações oficiais do Dia do Exército realizam-se este ano em Lamego. A efeméride assinalada a 24 de outubro – data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, por D. Afonso Henriques – pretende dar a conhecer a realidade das atividades e meios do Exército, contribuindo desta forma para uma maior sensibilização da importância das forças militares.

O Estado Maior do Exército selecionou a cidade de Lamego como sede das comemorações dedicadas ao Exército português devido às excelentes condições que a emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa e o Parque da Cidade, situado junto do Centro Multiusos de Lamego, oferecem agora para a realização de grandes eventos ao ar livre, após a conclusão das obras de requalificação e modernização deste espaço público. Aguarda-se uma grande adesão popular à parada e ao desfile militar que ali vão ocorrer. Para a realização deste ato oficial, está prevista a mobilização de centenas de militares, vindos de quartéis de todo o país, que vão divulgar o papel do Exército na defesa militar da República.

Com o objetivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade envolvente, o Centro de Tropas e Operações Especiais (CTOE), instituição que forma os conhecidos “rangers”, aproveitará esta ocasião para dar a conhecer a realidade das atividades de natureza militar que desenvolve ao longo do ano, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios. Um dos argumentos mais fortes para a escolha da cidade da Lamego é o facto do CTOE ser uma unidade de elite do exército português, com um dispositivo militar considerável estacionado, para além de existirem dois regimentos de infantaria bastante próximos, sedeados em Vila Real e Viseu. Esta proximidade permite uma rápida e económica mobilização de tropas, alojamento e logística, pelo que estas comemorações deverão alcançar uma grande projeção nacional a custos reduzidos.

O programa de atividades alusivo ao Dia do Exército português vai contemplar diversas ações culturais e recreativas, bem como eventos desportivos e outros de âmbito social.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *