Gondomar, Sociedade

Centenário dos Bombeiros Voluntário​s de Gondomar

DSC_8852Os Bombeiros Voluntários de Gondomar comemoraram,  no passado dia 15 de setembro, o seu centésimo aniversário. O dia  festivo começou logo pela manhã com o hastear de bandeiras. Depois  realizou-se a sessão solene e, já no final, um desfile apeado e motorizado.  A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega, por parte do Secretário  de Estado da Administração Interna, da Medalha de Mérito de Proteção  e Socorro.

Foi a 15 de setembro de 1913 que, na Sede Social  do Clube dos Caçadores de Gondomar, se decidiu criar este corpo de  bombeiros. Serafim Rosas, então, liderou um grupo que decidia fundar,  em Gondomar, um “corpo de salvação pública e aquisição do respetivo  material para extinção de incêndios”. “Tão importante melhoramento  público”, como referiram na primeira Ata formal, implicou, de imediato,  várias ações de angariação de donativos.

Um século depois, foram muitos os que marcaram presença  na cerimónia que este aniversário dos Bombeiros Voluntários de Gondomar.  Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, e Filipe Lobo D’Ávila,  Secretário de Estado da Administração Interna, destacaram a importante  função dos bombeiros voluntários de todo o país. E, neste caso em  particular, dos Voluntários de Gondomar.

Joaquim Martins, Presidente da Direção da corporação  aniversariante, destacou os “relevantes apoios e o elevado sentido  de cooperação” que, nestes últimos 20 anos, encontrou por parte  da Câmara liderada por Valentim Loureiro. “É inexcedível a ajuda  que sempre recebemos de Valentim Loureiro, e dos executivos por ele  liderados, sendo que, na minha opinião, nenhuma outra autarquia iguala  tais apoios”. Valentim Loureiro, pouco depois, agradeceria os elogios  – acrescentando que “os apoios que a Câmara dá são, para qualquer  político responsável, uma obrigação”. Filipe Lobo D’Ávila,  Secretário de Estado da Administração Interna, havia já anteriormente  referido que “os bombeiros voluntários são um exemplo de vida, de  trabalho, dedicação e entrega”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *