Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso levou duas mil pessoas a Fátima

Passeio Concelhio Fatima 1Cerca de duas mil pessoas participaram no passeio sénior do concelho da Póvoa de Lanhoso a Fátima, que se realizou a 10 de Setembro. Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, paróquias e população colaboraram, uma vez mais, para concretizar esta deslocação, num dia de alegria.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e o seu executivo integraram a comitiva composta por cerca de 40 autocarros. À chegada a Fátima, e por volta das 12h15, os seis párocos do arciprestado povoense que acompanharam as populações concelebraram uma eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade, à semelhança dos anos anteriores. Um grupo coral proveniente de Travassos animou com cânticos esta celebração, que foi presidida pelo arcipreste, Padre Armindo Gonçalves.

 

Para alguns, a presença nesta tradicional deslocação concelhia a Fátima é motivada por razões religiosas; para outros, o convívio também é importante neste passeio.

 

Conceição Nogueira, de Santo Emilião, tem participado sempre nesta que é igualmente uma oportunidade para rever amizades. “Venho por devoção e pelo passeio e convívio e gosto. Deve-se manter isto”, considerou. A seu lado, Glória Carvalho concordou. “Já vim algumas vezes a este passeio e gosto imenso. É melhor vir para aqui do que ir para outro lado”. Igualmente de Santo Emilião, João Tadeu revelou que não costuma participar, mas que estava a gostar. “Está a correr tudo muito bem, este passeio está bem organizado”, considerou. Já David Macedo foi referindo que participa quase todos os anos. “É importante manter estes passeios, sobretudo para a terceira idade, porque é ótimo para eles. Vem tudo em convívio e Fátima é um local onde muita gente gosta de vir”, salientou.

 

Sentada à sombra num banco de pedra, Cândida Silva, de Ferreiros, também é repetente. “Costumo vir sempre a este passeio a Fátima e gosto, porque é um passeio bonito. Venho por devoção e pelo convívio. É de manter este passeio. Está a correr tudo bem, trouxemos farnel e trouxe também para esta senhora, que a filha dela que está em França pediu-me para trazer o merendeiro para ela e para olhar por ela. E estou a cumprir”. Referia-se a Clarisse Xavier, de 87 anos. “Está tudo muito bem. Antigamente vinha cá todos os anos e estou a gostar”, foi dizendo esta senhora.

 

De Fontarcada, Fernando Lopes também estava satisfeito. “Até ver, está a correr tudo muito bem. Costumo vir a este passeio, mas venho cá outras vezes no ano. Para mim o mais importante neste passeio é a Senhora de Fátima. Se não, não vinha cá, porque para vir para comer o farnel, comia-se em qualquer sítio. Os passeios a Fátima deviam ser duas ou três vezes por ano”, referiu, acrescentando, já quanto ao convívio, que “toda a gente se dá bem”.

 

Adelino Silva, de Ajude, não perde oportunidade de marcar presença. “Acho impecável. Todos os anos tem corrido bem. Em primeiro lugar, venho por devoção a Nossa Senhora. Em segundo lugar, venho pelo passeio e pelo convívio com as pessoas”, referiu. Sua esposa, Fátima Silva, também se mostrava contente. “Este é um passeio bonito e é o que eu mais gosto de fazer. E mesmo que não seja com o concelho gosto de vir durante o ano. Gosto muito de vir aqui à Senhora de Fátima. Este passeio é muito especial, porque junta devoção e convívio com a amizade em relação às pessoas da nossa freguesia e das freguesias vizinhas e estes momentos são muito importantes para nós. É um dia de muita alegria”, sintetizou esta senhora.

 

A comitiva povoense, que começou a sair do concelho por volta das 7h00, foi acompanhada pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. O regresso foi definido pelas populações. Algumas preferiram ficar até mais tarde em Fátima; outras preferiram regressar mais cedo e fazer piquenique pelo caminho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *