Santa Comba Dão, Sociedade

Secretário de Estado da Segurança Social inaugura CAO e Lar Residencial da APPACDM em Vila Pouca, Santa Comba Dão

APPACDM_001As instalações do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar  Residencial da APPACDM situadas em Vila Pouca, resultantes de uma parceria  entre a APPACDM e o Município de Santa Comba Dão, foram inauguradas  no dia 11 de Setembro, Quarta-feira, pelas 16 horas.

 

A inauguração destas instalações, construídas para colmatar uma  falha na protecção social em Santa Comba Dão no apoio especializado  às pessoas portadoras de deficiência, contou com a presença do Secretário  de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, do Director do  Centro Distrital da Segurança Social de Viseu de Joaquim Seixas, do  Presidente da APPACDM Viseu António Lemos, do Presidente do Município  de Santa Comba Dão, João Lourenço, e restantes vereadores.

 

A cerimónia iniciou-se com uma visita guiada às diversas instalações  deste espaço (espaços exteriores, zona de recepção, posto médico,  salas de convívio e actividades, copa, lavandaria, sala de refeições  e sanitários situados no primeiro piso do edifício e os dormitórios  e sala de convívio situados no segundo andar) com o objectivo de fornecer  algumas informações relativas aos materiais utilizados na sua construção  e uma breve descrição das funções de cada espaço.

 

Após a visita às instalações, procedeu-se ao descerramento da  placa de inauguração deste espaço por parte de Agostinho Branquinho,  Secretário de Estado da Segurança Social, António Lemos, Presidente  da APPACDM Viseu e João Lourenço, Presidente do Município de Santa  Comba Dão seguindo-se a benção ao edifício conduzida pelo pároco  da Freguesia de São Joaninho, Virgílio Marques Rodrigues.

 

A cerimónia protocolar continuou na sala de refeições deste espaço  na qual tiveram lugar os habituais discursos.

 

António Lemos foi o primeiro a tomar da palavra para agradecer a  presença de todos na inauguração deste espaço, sublinhando o seu  agrado pela presença do Secretário de Estado da Segurança Social.

 

Na sua intervenção realçou o trabalho de todos os que estiveram  envolvidos no projecto, nomeadamente, o empenho das equipas de construção  e dos funcionários da APPACDM deixando, no final, uma nota de apreço  aos utentes da APPACDM que irão usufruir destas instalações e serviços  prestados.

 

João Lourenço reiterou, igualmente, a sua satisfação pela presença  do Secretário de Estado na inauguração desta obra no concelho de  Santa Comba Dão.

 

Evidenciou o papel da autarquia na prossecução deste projecto ao  longo de todo o processo relembrando que o objectivo principal do mesmo foi dar resposta especializada a quem dela necessita e aproximar os utentes  de Santa Comba Dão que frequentam a APPACDM em Viseu das suas famílias.

 

Na sua intervenção reiterou, ainda, o empenho do Município na procura  desta resposta, objectivo que vinha sendo perseguido há alguns anos,  sublinhando o esforço e empenho do Vice-Presidente da Autarquia, António  José Correia, nas negociações encetadas com a APPACDM e o investimento  municipal aqui feito relativo à parte não comparticipada pelo POPH  – Programa Operacional Potencial Humano.

 

Agostinho Branquinho, Secretário de Estado da Segurança Social fechou  esta ronda de discursos realçando a importância que um projecto destes  tem, sobretudo numa altura em que o país atravessa algumas dificuldades.

 

Partilhou com os presentes a sua satisfação relativamente à obra  realizada relembrando a parceria efectuada pela APPACDM Viseu e a Câmara  Municipal e expressando o seu desejo em voltar a visitar este espaço  quando o mesmo estiver em pleno funcionamento.

 

A construção deste Centro para cidadãos portadores de deficiência,  tem capacidade para receber 30 utentes na valência de Centro de Actividades  Ocupacionais e 12 em Lar Residencial.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *