Montijo, Sociedade

Freguesia do Montijo homenageia figuras da terra

No próximo Domingo, dia 15 de Setembro, terá lugar no Cinema Teatro Joaquim  D’Almeida as comemorações do Dia da Freguesia do Montijo. Cinco  individualidades serão homenageadas com o prémio de mérito Barca  Aldegalega, pelo trabalho desenvolvido na comunidade montijense, nas  áreas da educação, cultura, associativismo e cidadania, numa noite  que contará com música e um espectáculo com Francisco Menezes.

O programa das comemorações tem início  às 21h00 com as actuações do Grupo Coral do Montijo, da Orquestra  de Sopros da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e do CRAM – Conservatório  Regional de Artes do Montijo.

Às 22h00 serão entregues os Prémios de  Mérito Barca Aldegalega a Alberto Joaquim Lázaro Coelho, a Agostinho  António Pereira Marques, a António da Silva Fernandes Sécio, a Emídio Augusto Tobias  Júnior e a Manuel Lagoa de Sousa.

Alberto Joaquim Lázaro Coelho ao longo da vida demonstrou a sua dedicação à terra  em diversas associações culturais, e desportivas, entre outras, a  Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, a Banda Democrática 2 de Janeiro  e o Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos,” do qual  é presidente.

Agostinho António  Pereira Marques dedicou a sua vida ao ensino e à formação profissional.  Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE – Instituto  Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa até à aposentação,  no fim do ano letivo de 2012-2013, foi professor efetivo do quadro da  atual Escola Secundária Jorge Peixinho onde leccionou não só conteúdos  inerentes à sua formação académica nos cursos de nível secundário,  de âmbito profissional e técnico e de educação e formação de adultos,  como também exerceu diversos cargos e funções.

António da Silva Fernandes Sécio, figura de referência na vida montijense e incontornável  no mundo dos toiros, toda a vida esteve ligado ao Grupo de Forcados  Amadores do Montijo, como forcado, cabo, orientador e conselheiro, tendo  sido um dos impulsionadores da sede do Grupo, Casa do Forcado.

Emídio Augusto Tobias Júnior iniciou a sua carreira profissional como cabeleireiro.  Autodidata e possuidor de um extenso currículo atinge reconhecimento,  a nível nacional e internacional, como decorador, manequim e estilista.  Nunca esquecendo as suas raízes, foi criador artístico e impulsionador  das festas e atividades de lazer na freguesia do Montijo.

Manuel Lagoa de Sousa distinto dinamizador das atividades industriais  e comerciais locais. Empresário de sucesso ligado a diversas industrias  e empresas da história da freguesia como a Raporal. É sócio fundador  do Lions Clube do Montijo, membro das Direções de duas coletividades  montijenses de âmbito cultural e desportivo, o Musical Alfredo Keil  e o Palmeiras Clube Montijense de Desportos.

A cerimónia termina  com um espectáculo com o comediante Francisco Menezes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *