Montijo

Jovens portugueses em intercâmbio na Itália – Montijo

PLAY YOUR GAME WEBO Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Montijo,  no âmbito do programa comunitario Juventude em Ação, está a proporcionar  a participação de jovens portugueses no intercâmbio internacional  “Play Your Game” que decorre em Poggiardo, Lecce (província de  Puglia, Itália) de 7 a 14 de setembro, onde juntamente com jovens de  Itália, Grécia, Lituânia, Malta e Turquia estão a realizar um programa  de atividades criado pela organização anfitriã, a Associação Cultural  Jump In.

Portugal está assim representado por 5 jovens, provenientes de  Alcochete, Moita, Pinhal Novo e Ericeira, que se inscreveram no Gabinete  da Juventude para participar neste projeto.

Durante oito dias, os jovens bloggers, líderes de  opinião e jornalistas estão reunidos para redescobrir os jogos tradicionais  dos países participantes e realizar a ligação entre estes jogos e  as suas raízes culturais, enaltecendo a identidade e singularidade  de cada país.

Estes jogos estão relacionados com as tradições  dos países e cidades de onde os jovens são oriundos, representado  assim uma oportunidade importante para valorizar os municípios, manter  e apoiar as nossas tradições e cultura, tanto a nível nacional como  internacional.

O projeto iniciou-se, no dia 7 de setembro, com a  observação de jogos tradicionais que fazem parte da herança cultural  de cada cidade e país, sendo esta uma forma de promover a identidade  da localidade anfitriã, Salento, onde as ruas são um local de encontro,  onde as pessoas vivem e onde nasce a cultura popular.

Até dia 14 de setembro, através de seminários,  conferências, debates e atividades de educação não formal, como  a execução dos jogos tradicionais, os jovens participantes vão continuar  a promover o diálogo intercultural e o respeito pelas tradições e  singularidades dos vários países e culturas europeias.

Como habitualmente, o programa Juventude em Ação  assegurou o pagamento de 70 por cento dos custos da passagem de avião  de cada jovem, tal como todas as despesas com alojamento e alimentação.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *