Desporto, Seixal

Comité Olímpico distingue Câmara Municipal do Seixal

Fotos de Antonio Conceicao SilvaA Câmara Municipal do Seixal recebeu, no dia 10 de setembro, às 18 horas, o prémio «150 anos Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida». A cerimónia de apresentação e entrega do prémio decorreu no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e dos vice-presidentes do Comité Olímpico de Portugal, Rosa Mota e da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim dos Santos.

 

O COP justificou a proposta da Câmara Municipal do Seixal para receber este troféu, ao Comité Olímpico Internacional (COI, com os «serviços prestados ao desporto nacional ao longo dos últimos anos, onde se incluem, para além de algumas infraestruturas de excelência, vários projetos de desenvolvimento de modalidades desportivas, entre outros programas de desenvolvimento desportivo, que envolveram ao longo dos últimos três anos, mais de 200 mil pessoas».

 

A nomeação do COP visou premiar uma instituição que apresentasse um percurso de promoção e educação através do desporto como elemento de formação cívica. A câmara do Seixal tem valorizado a dimensão e importância do desporto para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho, através de um trabalho de várias décadas, único e pioneiro no país, focado na generalização da prática desportiva, no apoio ao associativismo desportivo, no desenvolvimento do parque desportivo e na qualificação das competições desportivas.

 

 

Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo

Foi com base no documento «Seixal – Desenvolvimento Desportivo em prol da população» que a comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal escolheu a Câmara Municipal do Seixal para receber o troféu anual do COI.

 

Neste documento fica demonstrado como o papel das autarquias no desenvolvimento desportivo da população é importante. Desde cedo a Câmara Municipal do Seixal percebeu a importância do desporto na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Por isso, encoraja e apoia clubes e associações e investe na construção de equipamentos desportivos e espaços públicos que permitem a prática de variadas modalidades e a realização de iniciativas desportivas.

 

No âmbito do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo, a câmara municipal desenvolve vários projetos desportivos como a educação física no 1.º ciclo, o desporto no 2.º e 3.ºciclos com a Seixalíada Escolar, o apoio ao Movimento Associativo e o desenvolvimento de modalidades desportivas como o atletismo, a natação, xadrez, atividades gímnicas, artes marciais, andebol, jogos tradicionais, entre outros, num total de 16.

 

O Plano contempla ainda sete projetos para grupos específicos. São exemplos as Férias Desportivas para ocupação do temo livre no período de férias, o Programa Continuar dirigido à população sénior, e o Desporto Adaptado.

Nesta estratégia municipal destaque para os projetos dirigidos a toda a população como é do caso da Seixalíada, Jogos do Seixal, Animação da Baía do Seixal ou as Áreas de participação.

 

Importante referir também a dinâmica do movimento associativo no Seixal que tem sido desde sempre um parceiro da Câmara Municipal, bem como das juntas de freguesia.

 

O concelho do Seixal tem atualmente 51 clubes e um total de 10 008 atletas, aos quais temos que juntar as centenas de pessoas que diariamente se deslocam aos vários espaços públicos disponíveis para a prática informal de exercício físico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo