Marinha Grande, Sociedade

Coleção visitável do Museu do Molde e Arte Contemporânea na Resinagem – Marinha Grande

Resinagem2Foi adjudicada a obra de adaptação para instalação da Coleção Visitável do futuro Museu da Indústria dos Moldes (CVMIM) e do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro (NAC), que se traduz num investimento de cerca de 70 mil euros, por parte da Câmara Municipal da Marinha Grande.

 

Os locais de exposição vão ser instalados no edifício da Resinagem, recentemente reabilitado, situado no centro tradicional da Marinha Grande.

 

A coleção visitável do Museu do Molde ficará situada num espaço inicialmente previsto para acolher um estabelecimento comercial, enquanto que o NAC será instalado no “cubo de vidro”. Materializa-se, assim, uma velha aspiração do concelho, tão fortemente marcado pelas indústrias de moldes e do vidro.

 

A coleção visitável abarcará a identificação, o estudo e a musealização de bens materiais provenientes de várias empresas do setor de moldes, em articulação com a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, para a constituição de um acervo demonstrativo da evolução da indústria.

 

O projeto prevê que o núcleo museológico da CVMIM se complemente com o NAC, numa abordagem plural e contemporânea, com objetivos pedagógicos mais vastos, que permitirão uma fruição pública de todos os espaços museológicos como um só, num complexo museológico industrial e artístico, que aborda as vertentes de história, arte e indústria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *