Alcoutim, Desporto

Alcoutim soma campeões em canoagem

Campeãs GDA 2013Este foi um ano de vitórias para o Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA) – quatro campeões nacionais, três vice-campeões nacionais e seis medalhas de bronze. De salientar ainda a chamada à seleção nacional do atleta infantil André Madeira. Além das medalhas e dos títulos, o GDA duplicou o número de praticantes de canoagem, são atualmente cerca de 50 canoístas, entre os 7 e os 25 anos. Com participações em todo o país, o GDA tem levado longe o nome de Alcoutim e dado muitos motivos de orgulho à sua terra.

 

Segundo Bruno Carmo, o treinador de Canoagem do GDA, este aumento do número de praticantes deve-se sobretudo a dois fatores, “a canoagem ter atingido a medalha de prata nos Jogos Olímpicos em 2012 e os bons resultados que outros atletas têm conquistado”. “O número de raparigas inscritas também aumentou bastante”, acrescenta o treinador, justificando que talvez isso se deva ao facto de haver um outro foco desportivo, que não seja o futebol, e em que haja “resultados, dados como exemplo, das raparigas, nessa modalidade, como é o caso”.

 

Nesta temporada o GDA recebeu, da Câmara Municipal de Alcoutim, um apoio de cerca de 16.000 euros. “constitui 99% do nosso financiamento, sem isso não conseguiríamos fazer nada, mas também não chega para tudo… já lá vão 10 anos desde que comprámos material novo de canoagem”, diz o treinador, acrescentando que também seria bom ter uma ajuda nos treinos, “era bom que se pudesse integrar no clube, como estágios profissionais, as pessoas que se formam em desporto”.

 

Para a próxima temporada, que começa em outubro, o GDA quer manter os bons resultados conquistados este ano, “ficar entre os 10 primeiros a nível coletivo tem sido sempre o nosso objetivo, este ano conseguimos a 5ª posição”.

 

Pelo reconhecimento do bom trabalho do GDA, a autarquia de Alcoutim vai homenagear, nas comemorações do Dia do Município (13 de setembro), os campeões nacionais – Hugo do Carmo, Joana Ramos, Ana Palma, Ana Simão e Soraia Marques – e o treinador, desde 2001, Bruno Carmo.

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, “a canoagem é uma aposta ganha em Alcoutim”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *