Sociedade, Vila do Bispo

IV Festival de Observação de Aves de Sagres festeja a migração das aves em Vila do Bispo

Estão abertas as inscrições para as inúmeras atividades de natureza que vão decorrer de 4 a 6 de outubro, em Sagres (Vila do Bispo).

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a Vila de Sagres durante o primeiro fim de semana de outubro e terá atividades diversificadas e distribuídas por diversos locais da vila. Este ano a iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Associação Vicentina, sendo este o primeiro de vários eventos no âmbito do projeto PRODER ‘Um Outro Algarve’ e conta com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem como entidades organizadoras.

Embora a atracão principal do evento sejam as aves, este ano estão também previstas saídas de campo e mini-cursos sobre outros temas como astronomia, cogumelos, borboletas noturnas, tubarões, e muito mais. Esta diversificação de atividades pretende valorizar e dar a conhecer o património natural da região, apostando no desenvolvimento do turismo de natureza e indo também ao encontro dos objetivos do projeto em que o evento se enquadra. Como tem sido já habitual, será igualmente possível participar em atividades de observação de golfinhos ou mesmo dar um passeio a cavalo ou na companhia de burros de carga. O objetivo é complementar a observação de aves com outras atividades ligadas à contemplação da natureza, que satisfaçam toda a família.

A Península de Sagres, no Concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna. Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves planadoras.

De agosto a novembro, esta zona torna-se no principal corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões, falcões, etc., sendo possível observar praticamente todas as espécies de aves planadoras que ocorrem em Portugal, bem como algumas raridades. Sagres é igualmente um local bastante interessante para observar aves marinhas, estepárias, passeriformes, entre outras.

 

Os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se para receber da melhor forma os participantes, oferecendo preços especiais.

Consulte o programa e inscreva-se em http://www.birdwatchingsagres.com/.

 

Notas:

» As inscrições deverão ser efetuadas através do formulário (http://birdwatchingsagres.com/programa/) do site ou por telefone (ver contactos no programa online).

» Os promotores são a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Associação Vicentina e a organização é da SPEA e da Almargem.

» O IV Festival de Observação de Aves de Sagres conta com cofinanciamento PRODER e insere-se no projeto ‘Um Outro Algarve’, promovido pela Vicentina, numa cooperação interterritorial com as associações Terras do Baixo Guadiana e In Loco.

 

Acompanhe-nos:

facebook.com/pages/Birdwatching-Festival-of-Sagres

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *