Santo Tirso, Tecnologia, Turismo

Inaugurada a nova Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso

2013.09.09 - inaug.turismoFoi inaugurada ontem, ao final da manhã, a nova Loja Interativa de Turismo de  Santo Tirso, fruto de um investimento de 192 mil euros que permitiu  requalificar totalmente o Posto de Turismo então existente no edifício  da Câmara Municipal de Santo Tirso. As obras foram cofinanciadas em  85% pela ON.2 depois de a Câmara Municipal de Santo Tirso ter visto  aprovada uma candidatura sua com esse propósito.

 

No ato inaugural da Loja Interativa marcaram presença Castro Fernandes, o presidente da Câmara  Municipal de Santo Tirso, Melchior Moreira, o presidente  da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte, Carlos Duarte e João Marrana, os dois  vogais executivos da ON.2, vários Vereadores da Câmara Municipal,  vários Autarcas do concelho, e muitas dezenas de Munícipes interessados  em testemunhar o advento desta nova infraestrutura informativa.

 

Na sua intervenção, Castro Fernandes não deixou  de se congratular com a inauguração da nova Loja Interativa de Turismo  que, segundo ele, “concretiza a crescente aposta do Município de  Santo Tirso na promoção do Turismo enquanto garante do desenvolvimento  local”. Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso esta  nova infraestrutura repesenta também “um piscar de olho aos visitantes,  permitindo revelar um concelho que é muito acolhedor e que tem muito  para mostrar”. Daí que, Castro Fernandes tenha aproveitado a ocasião  para lançar o novo “Guia Turístico de Santo Tirso” que permitirá  a munícipes e visitantes conhecer melhor o que o concelho tem para  oferecer em áreas como o Turismo de Negócios, City Short Breaks, Gastronomia,  Turismo da Natureza, Turismo Religioso, Touring Cultural e Paisagístico,  Turismo de Saúde e Bem-Estar. E, em todas estas áreas, Castro Fernandes  não deixou de relevar os principais icons turísticos do concelho,  designadamente o Mosteiro de Santo Tirso (lembrando que está em curso  uma candidatura para o elevar a Património Mundial), o Monte Padrão  com a sua importante Estação Arqueológica em Monte Córdova. Na Saúde  e Bem-Estar, Santo Tirso tem para oferecer as Termas das Caldas da Saúde.  Na gastronomia, há o famosos Licor de Singeverga, os Jesuítas e as  Bolachas Conventuais. Santo Tirso tem ainda para oferecer os seus inúmeros  espaços verdes e parques urbanos como o da Rabada e o da Ribeira do  Matadourou a inaugurar brevemente. Em termos de Hotelaria, Santo Tirso  dispõe de excelentes infraestruturas hoteleiras, nomeadamente o Hotel  Cidnay, o Hotel de Santo Thyrso e a Residencial dos Carvalhais.

 

Castro Fernandes lembrou ainda que, através da sua  Loja Interativa, o novo Posto de Turismo de Santo Tirso passará a ser  um espaço de ligação em rede entre todos os espaços de promoção  e divulgação turísticas do Norte de Portugal, possuirá um conjunto  de valências tecnológicas, que o transformará num espaço de lazer/diversão,  educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade.

 

Quem visitar a Loja Interativa de Turismo de Santo  Tirso poderá aceder a vídeos sobre o Concelho e sobre o Norte de Portugal,  animações apelativas, mapas, textos e descrições, visitas virtuais,  animação 3D, aplicações para smart phones, pintura virtual, entre  outros, participando ativamente na valorização turística da região.

 

Para além dos habituais serviços de promoção  e divulgação da região e de suporte aos turistas, a nova Loja Interativa  de Turismo de Santo Tirso vai disponibilizar ainda produtos tradicionais  da região, assim como packs de experiências da região: Gifts/Merchandising  relacionados com a região; Livros e DVDs sobre a região e de autores  regionais; CD’s de música regional; Reservas de serviços turísticos;  Bilhética e Publicidade.

 

Para Melchior Moreira, o presidente da Entidade Regional  Turismo do Porto e Norte “a constante evolução dos fluxos turísticos  e o elevado grau de competitividade existente entre os diferentes destinos,  tanto a nível nacional como internacional, levaram a Entidade Regional  do Porto e Norte de Portugal (ERT PNP), juntamente com as entidades  parceiras, à reformulação da estratégia, a nível regional, no que  concerne à captação dos turistas. Estas entidades percecionaram,  desde logo, a forte necessidade de oferecer, cada vez mais, informação  e serviços personalizados e sofisticados, com o intuito de, numa fase  posterior, fidelizar os visitantes ao destino”.

 

Foi nesse sentido que a Câmara Municipal de Santo  Tirso, em parceria com a ERT PNP implementou a nova loja interativa  de turismo, loja esta que integrará uma rede regional de lojas interativas,  tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu  todo, com base nas linhas orientadoras definidas no documento “Norte  2015” como sejam:

 

1. A uniformização da imagem Porto e Norte de Portugal

 

2. A otimização do acesso à informação;

 

3. A inovação;

 

4. A promoção dos distintos  produtos estratégicos definidos no Plano Estratégico Nacional do Turismo  associados à Região;

 

5.  O Desenvolvimento socioeconómico;

 

A Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso ficará instalada no antigo Posto de Turismo  existente nos Paços do Concelho, precisamente por ser considerado um  meeting-point dos principais fluxos turísticos e populacionais dentro  da sede de concelho, permitindo uma adequação plena aos interesses  e motivos de procura por parte da população e dos turistas.

 

Importa, por último, dar conta de que até  final do corrente mês ficará instalada na Praça 25 de Abril uma Promotora  Turística sob a forma de um Totem Informático para que os visitantes  possam consultar, a qualquer hora do dia e ao fim-de-semana, toda a  oferta turística do concelho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *