Cultura, Montijo

Livro recupera a história da cortiça portuguesa através dos deputados do século XIX – Montijo

A Câmara Municipal do Montijo, em colaboração com a ONG Euronatura, lança no dia 12 de Setembro, às 17h30, no auditório da Junta de Freguesia do Montijo, o livro «A Cortiça nos Debates Parlamentares da Nação Portuguesa (1839-1899)».

Esta publicação resulta de um projeto de investigação acerca desta fileira tão importante da economia portuguesa, desde os primeiros anos do seu desenvolvimento industrial até ao final do século XIX.

A obra tenta responder a várias questões, nomeadamente: “como começou a fileira da cortiça em Portugal? Quais as dificuldades que tiveram mais relevo nos primeiros anos? Qual a importância desta historia na situação atual do sector da cortiça?

A riqueza dos Debates Parlamentares como fonte de estudo permite a quem os analisa alcançar uma abrangência temática conseguida por muito poucos documentos enquanto tal. O trabalho do livro contém um fio condutor transversal, a cortiça, abarcando áreas como a política, a indústria, a agricultura, o comércio interno e externo, os transportes marítimos e terrestres, as vias de comunicação, as finanças, os impostos, o pensamento político, e o pensamento económico.

No atual contexto, em que o sector da cortiça portuguesa se apresenta como o mais importante do mundo, o seu percurso nos primeiros momentos de atividade deve ser estudado e reconhecido. Até ao momento, não havia sido prestada a atenção devida quer ao teor, quer ao impacto destes primeiros anos. É esta falha que o presente projeto pretende colmatar, contribuindo simultaneamente para um melhor conhecimento da realidade histórica portuguesa do século XIX.

Durante a sessão de lançamento intervirão o autor, Dr. Nuno Silva, o diretor da Euronatura, Dr. Ignacio García Pereda e a Presidente C. M. Montijo, Dr.ª Maria Amélia Antunes.

A sessão terá lugar no auditório da Junta de Freguesia Montijo (Quinta Pátio d´Água), Av. dos Pescadores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *