Educação, Seixal

Dar de Volta promove a partilha e reutilização de manuais escolares no Seixal

Dar de Volta Biblioteca Municipal do Seixal • 13 Jul 2012Em 2013, o Seixal continua a fomentar a partilha de manuais escolares e desta forma promover a reutilização destes por parte dos cidadãos que deles precisem, com o projeto Dar de Volta.

 

Os utentes podem entregar os manuais de que já não necessitam (apenas os que têm data de edição a partir de 2008) na Biblioteca Municipal do Seixal, nos Polos de Amora e Corroios e nos Pontos de Acesso da Biblioteca existentes nas várias Lojas do Munícipe. As escolas aderentes ao projeto podem, também, deixar os manuais nos locais indicados.

 

Os manuais são organizados e inseridos numa base de dados, que pode ser consultada em cm-seixal.pt para verificação da existência e disponibilidade dos mesmos. Esta consulta também pode realizar-se presencialmente na Biblioteca Municipal e nos respetivos polos. Ao encontrar os livros de que se necessita basta solicitá-los. Assim, os livros entregues são dados de volta a quem precisa.

 

Dar de Volta é um projeto que conta com todos e que se baseia nos conceitos de solidariedade e rentabilização de recursos que a autarquia se propõe levar a cabo, em cooperação com as famílias e escolas do concelho. Além disso, afirma-se como um projeto com perspetivas ecológicas, pois reutilizam-se materiais, evitando o desperdício. Desde a data da sua implementação que o Dar de Volta tem vindo a conhecer crescentes resultados de sucesso. Em 2006, data do início do projeto no Seixal, a Biblioteca recebeu 625 livros e entregou 400. Passados 6 anos, o aumento de livros recebidos e entregues cresceu e muito: em 2012, a Biblioteca recebeu 58 812 livros e facultou aos utilizadores, mediante solicitação, 22 719 manuais escolares.

 

A forte adesão dos munícipes ao Dar de Volta e os seus benefícios constituíram um exemplo para outras câmaras municipais que, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), decidiram também elas dar início ao projeto nos seus municípios.

 

Para existir, o Dar de Volta precisa da participação de todos. Para colaborar com o projeto e ajudar os outros, basta entregar os manuais guardados em casa nos locais já indicados, e no seguinte horário: de terça a sexta-feira, das 11 às 20 horas, e sábado, das 15 às 20 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *