Cultura, Matosinhos

Feira Medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” em Matosinhos

Hospitalarios 1A Câmara Municipal de Matosinhos vai realizar a oitava edição da Feira Medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” nos dias 5 a 8 de Setembro, em Leça do Balio. Este ano, com espaço físico mais alargado, os visitantes, após pagamento simbólico de 1euro na entrada (e para os 4 dias poderá conseguir um preço ainda mais simbólico), poderão usufruir, de uma programação intensa e uma oferta qualificada ao nível dos artesãos (mais de 200) com produtos criteriosamente selecionados. O grande desafio passa pela qualificação da oferta e pela garantia de conforto, dentro do ambiente medieval, proporcionando o bem-estar dos visitantes, com a criação de zonas de descanso, com animação contínua – saltimbancos, acampamento militar, passeios de burro, liças de armas, ceia medieval, concertos, tabernas medievais, artesãos com trabalho ao vivo, e muito mais…. Estão, como poderá comprovar, reunidos todos os ingredientes que oferecem o verdadeiro ambiente medieval.

 

Esta iniciativa visa promover os Caminhos de Santiago no Concelho de Matosinhos, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências, que desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela. E, ainda hoje, é local de referência e passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os “Caminhos de Santiago”, classificados pela UNESCO como “Itinerário Cultural da Humanidade”. Os caminhos de Santiago são hoje, como no passado, e para lá da sua vocação religiosa, veículos privilegiados de difusão e enriquecimento cultural, artístico e recreativo.

 

No decorrer do evento, será apresentada uma intensa programação cultural que realçará a importância dos Caminhos de Santiago no Concelho, a sua ligação ao Mosteiro e à Ordem do Hospital, contando com várias recriações históricas durante a feira: Recriação da Lenda do Ferro Caldo, Recriação do Casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, entre outras.

 

Particular destaque para as sempre muito procuradas visitas guiadas ao Mosteiro, e para a Peregrinação pelos antigos Caminhos de Santiago, no concelho de Matosinhos, que inclui a realização de visitas guiadas às capelas de Santo António do Telheiro, da Ermida, de Nossa Senhora da Apresentação, de Santa Ana, e do Encontro, à Ponte da Pedra e ao Mosteiro de Leça do Balio,


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *