Cultura, Lamego, Sociedade

Jovens de Lamego participam em viagem de geminação com Bouchemaine

Bouchemaine_Jovens_geminacao_LAMEGO2013Os destinos da cidade de Lamego e da municipalidade francesa de Bouchemaine estão, desde abril de 2012, unidos através da celebração de um acordo de geminação que promete promover a relação entre os seus habitantes para que enriqueçam mutuamente a sua cultura e desenvolver projetos conjuntos que permitam compartilhar a sua vida social. Este ano, foi a vez de 10 jovens lamecenses, acompanhados por Margarida Duarte, professora e vereadora da Juventude e Desporto da Câmara de Lamego, descobrirem os segredos de Bouchemaine. Alojados no recinto da escola Petit-Vivier, o grupo de adolescentes reforçou os laços de amizade e camaradagem criados entre os dois municípios através de uma forte componente lúdica e desportiva, para além de uma vertente social e cultural. Desfrutaram, por exemplo, de passeios de bicicleta ao longo dos rios Maine e Loire, remaram em caiaques e realizaram jogos desportivos dedicados à temática A Europa. Também não faltou uma visita à Câmara Municipal de Bouchemaine, à parte antiga da comuna francesa e ao castelo.

A distância física superior a 1300 quilómetros que separa as duas localidades estreitou-se, no ano passado, quando a aproximação entre os jovens das duas localidades deu o primeiro passo com a vinda a Portugal de uma comitiva composta por 26 franceses que participaram num intercâmbio com alunos da Escola Básica e Secundária da Sé e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro.

Nascida junto à confluência dos rios Maine e Loire, Bouchemaine está situada no noroeste de França, próxima do centro histórico de Angers, e é conhecida por oferecer a quem a visita amplos espaços naturais e o charme de uma paisagem rural arborizada. Após 2003, este município foi incluído na área do Vale do Loire classificado como património mundial da UNESCO como “paisagem cultural, viva e evolutiva”, marcada pela cultura da vinha e do vinho e por um extraordinário património arquitetónico.

Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pela municipalidade de Bouchemaine, esta troca de experiências é apoiada financeiramente pelo programa Europa para os Cidadãos.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.