Cultura, S. João da Madeira

Samba cruza-se com o folclore português na Praça Luis Ribeiro em S. João da Madeira

Rancho Folclórico Verde Gaio 1O folclore de norte a sul de Portugal vai cruzar-se com danças típicas do Brasil, entre as quais, como não poderia deixar de ser, o samba. É essa proposta do programa “Ruas Vivas” para a noite de 8 de agosto, na Praça Luis Ribeiro, em S. João da Madeira.

 

Os protagonistas deste espetáculo inserido nas “Noites de Rua Cheia” são os elementos do Rancho Folclórico Verde Gaio, do Centro Cultural Português de Santos (Brasil), que se encontram em digressão pelo nosso país.

 

Com início marcado para as 22h00, esta atuação promete muita alegria, dinamismo e cor, num passeio cultural que atravessa o Atlântico, percorrendo as tradições de diferentes regiões do Brasil e de Portugal.

 

O Rancho Verde Gaio já esteve por duas vezes no nosso país, em 1986 e 1992, “com enorme sucesso”, como realçam os seus responsáveis. Trata-se do grupo folclórico de origem portuguesa mais antigo do estado de S. Paulo (foi criado em 1961), sendo composto por mais de 50 elementos, a maioria dos quais participa nesta nova digressão a Portugal.

 

Em 2004, o rancho recebeu uma placa de Honra ao Mérito, na Câmara Municipal de Santos, pela contribuição para divulgação da história do folclore português nessa cidade brasileira.

 

Esta apresentação em S. João da Madeira é mais uma proposta do projeto “Ruas Vivas”, que junta a Associação de Jovens Ecos Urbanos, a Associação Comercial e a Câmara Municipal numa estratégia comum de dinamização das ruas, enquanto espaços vivos, com uma programação diversificada de atividades que convide as pessoas a saírem à rua e que funcione como fator acrescido de atração à cidade.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *