Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Rede social facilitadora do empreendedorismo local na Póvoa de Lanhoso

rede social 2Com vista a trabalhar a problemática da empregabilidade e maximizar o alto concelho da Póvoa de Lanhoso enquanto área que apresenta um conjunto de potencialidades ao nível empresarial, a CSIF – Comissão Social Inter Freguesias do Alto Ave – Rede Social da Póvoa de Lanhoso tem promovido um conjunto de oportunidades que coloca à mesma mesa empreendedores, desempregados, empresários e especialistas no capítulo do crescimento económico.

 

Neste âmbito, promoveu a realização de uma primeira sessão de empregabilidade intitulada “À conversa com José Joaquim Baptista”, empresário da empresa povoense “Baptista & Soares SA”, que partilhou o seu percurso profissional (dificuldades e sucessos), em grupo.

 

Posteriormente e no sentido de dar continuidade a este trabalho, jovens desempregados, desempregados de longa duração, empresários e jovens empreendedores do concelho, foram convidados a participar numa sessão de empreendedorismo dinamizada por António Baptista da Universidade Católica Portuguesa.

 

Esta sessão teve como objetivos a identificação de oportunidades locais de empreendedorismo, a identificação de competências nos desempregados, o testemunho de experiência dos jovens empreendedores bem como a ligação aos empresários enquanto “tutores” das ideias a desenvolver.

 

Os empreendedores tiveram a oportunidade de descrever os seus projetos/ideias de negócio e testarem a pertinência da ideia, bem como, de procederem a melhorias através de sugestões dadas pelos presentes, testarem a sua preparação para o que pretendem desenvolver, alargarem a sua rede social e os seus canais de comunicação. Durante a sessão, uma empreendedora pôde inteirar-se de uma nova técnica de conservação do produto que vai produzir (cogumelos) bem como trocar impressões com uma empresária do ramo agrícola sobre o programa que irá financiar o seu projeto.

 

A sessão teve lugar no Centro Social e Paroquial de Taíde no passado dia 19 de julho e contou com cerca de 30 participantes.

 

Esta CSIF está a testar um novo modelo de atuação, que pretende envolver de forma direta a comunidade no trabalho que se tem vindo a realizar no território, para que todos possam acrescentar valor e criar, em conjunto, respostas inovadoras de combate ao desemprego. De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é a entidade que promove o programa Rede Social da Póvoa de Lanhoso, presidindo ao CLAS – Conselho Local de Ação Social, que é o órgão máximo da Rede Social

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *