Cultura, Estremoz

Exposição “3 artistas da Trema” em Estremoz

A Trema expõe este Verão, de 3 de agosto a 29 de setembro, na Galeria D. Dinis, espaço do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, os artistas Joana Gancho, Paulo Damião e Vítor Pinhão.

O painel de Joana Gancho, To San Francisco with love, faz parte de um projeto que integra cidades cosmopolitas que visitou e onde regista imagens particulares – na memória e através da máquina fotográfica.

Neste painel onde a cor que predomina é o azul e a referência às colinas e «cable cars» é uma constante, a cidade revela-se através das imagens que oferecem uma geometria complexa e muito dinâmica.
O discurso plástico de Paulo Damião centra-se no figurativo, na representação do real, do corpo, influenciado nas correntes estéticas e literárias estruturadas no existencialismo, na ideia do sublime, do belo.

O pintor tenta questionar a existência concentrando-se na representação dos sentimentos: o amor, a morte, e a capacidade de nos entendermos como seres corporalmente finitos. As emoções e a sua racionalização, os sentimentos e/ou a falta deles, o percurso que percorremos para que nos entendam, são transmitidos pela sua pintura.

Na pintura de Vítor Pinhão, composta por uma ambiguidade sempre latente entre pintura e desenho, o verdadeiro desafio é instituir uma intensidade.
É sempre possível construir, inventar ou conceptualizar relações e, por muito que as imagens provenham de mundos diferentes, é perfeitamente natural criar narrativas entre elas.

A entrada na exposição é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *