Cultura, Desporto, Mangualde

Mais de meio milhar de ciclistas em Mangualde

Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo (3)O Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo voltou a Mangualde este fim de semana (dias 27 e 28 de julho). No encontro, que fomenta a prática das vertentes Estrada e BTT, foi estabelecido um novo recorde de participantes: estiveram presentes 537 crianças e jovens, de ambos os sexos, entre os 7 e os 14 anos. Foi um crescimento de 25 por cento face ao anterior máximo de 427 participantes, que datava do ano passado. Mangualde recebeu assim todas as escolas de formação de ciclismo do país, naquela que é a mais importante prova do calendário de competições jovens da Federação Portuguesa de Ciclismo. A edição deste ano contou com uma novidade: prova de paraciclismo integrada no programa.

 A alegria de todas as crianças foi contagiante, andando de braço dado com o saudável espírito competitivo, embora nas categorias de escolas a participação seja mais importante do que as classificações. Os participantes, de ambos os sexos, conviveram e competiram em exercícios de destreza e em corridas, nas vertentes de estrada e de BTT. Nem a chuva que, a espaços, marcou presença conseguiu escurecer um fim de semana de grande colorido para Mangualde.

 

PRIMEIRA EDIÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DE PARACICLISMO

Mangualde recebeu a primeira edição do Campeonato Nacional de Paraciclismo, no qual foram coroados sete campeões nacionais. A competição para corredores com deficiência realizou-se na manhã deste domingo, coroando sete corredores como campeões nacionais de estrada. Fábio Inácio (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), que, no dia 1 de agosto, vai representar Portugal na prova de XCO dos Jogos Surdolímpicos, impôs-se na estrada, na classe D. André Sobreiro (Parasport) venceu em H3, Luís Costa ganhou em H4, Telmo Pinão (Efapel-Glassdrive) triunfou em C2, Pedro Garcia (CSRD Ota) conquistou o título em C3, José Castanheira (UD Lorvanense) foi o melhor em C4 e Carlos Santos (Alcobaça CC/Crédito Agricola) ficou com a medalha de ouro em C5.

MANGUALDE APOSTA NO DESPORTO

A prova foi organizada pela Câmara Municipal de Mangualde e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o Clube Dá Gás. Mais uma vez a Câmara Municipal demonstrou uma clara aposta no Desporto, ao promover e desenvolver o ciclismo – modalidade de referência no concelho. A autarquia valoriza a componente de formação dos jovens atletas. Recorda-se que este encontro realiza-se pela quarta vez consecutiva em Mangualde, sempre com resultados excelentes de participação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *