Sociedade

“Da Beleza” por Roberto Santandreu na Galeria Municipal

sem título-8931Nesta mostra, partindo do pimento como objeto fotográfico, Roberto Santandreu oferece-nos uma reflexão sobre a beleza, “base de toda a teoria da Estética e da Filosofia das Artes, para que possamos entender, se é que é possível, o que nos ocorre quando por ela somos tocados ou perturbados”, afirma o artista.

A exposição é, também, uma homenagem de Santandreu ao fotógrafo americano Edward Weston: “nos anos de 1930, Weston fotografou um pimento que viria a integrar uma série sobre a mesma temática. Sempre me interroguei o que teria levado o mestre a fotografar uma coisa tão banal como um pimento. Fotografou-o de uma forma admirável! E creio entender a motivação que o levou a tal ato, pois via mais além e provavelmente fazia uma analogia com outras formas, especificamente com as do corpo humano”, acrescenta.

Roberto Santandreu nasceu em Milão, em 1948. De nacionalidade chilena, desde o início da sua juventude que manifestou interesse pela arte da fotografia. Trabalhou como assistente do fotógrafo chileno Tito Vásquez. Em 1973, deixou o seu país. Trabalhou em Oslo e em Londres. Em 1975, fixou a sua residência em Lisboa, onde reside atualmente.

Ao longo dos anos tem realizado inúmeras exposições individuais e coletivas. A sua obra está representada em diversas coleções públicas e privadas.

Visite a mostra “Da Beleza” até 3 de agosto, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Esta é a última oportunidade para apreciar o talento de Roberto Santandreu!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *