Cultura, Mangualde

“Em quarto crescente” – noites de encontro com as artes em mente em Mangualde

image010Terminou no passado dia 20 de julho, no Largo Dr. Couto, em Mangualde, a iniciativa “Em quarto crescente… noites de encontro com as artes em mente”. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com as Bibliotecas Escolares e Municipal de Mangualde e Maria Aguiar, revelou-se um sucesso sempre com a assistência repleta. A entrada foi livre e durante toda a semana decorreram vários momentos de leituras, pintura e desenho ao vivo, música, livros, cafetaria, workshops, exposições e teatro. Nesse sentido foi plenamente dinamizado o espaço noturno da cidade num ambiente de café concerto, onde estiveram presentes as diversas artes, desde a literatura, à música, às artes plásticas e ao teatro. Com uma programação pensada para todos os públicos, e envolvendo a comunidade através de diversas temáticas e atividades, o Largo Dr. Couto foi o centro da animação na noite da cidade. No encerramento, o evento contou com a realização de um graffiti do artista Zela, na Rua Primeiro de Maio.

No arranque, no dia 14 de julho, o lema foi um SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, onde estiveram em destaque Biografias. Pelas 21h30 decorreu a cerimónia de abertura desta semana com um Espetáculo de Luz e Som e logo após a peça Visitas bem passadas pelo Teatro Zunzum. Pelas 22h30 começou a Noite de Fados com o Grupo de Fados de Mangualde. No dia 15 de julho o lema foi UMA MÃO-CHEIA DE HISTÓRIAS e estiveram em destaque Contos e Literatura Infantil. Às 19h00 decorreu o Workshop de ilustração – Luís Almeida, pelas 21h30 a apresentação do livro: “Uma mão-cheia de histórias” com Li Li & Ri Ri e pelas 22h00 a Noite de contos com Graça Magalhães, Carlos Paixão e Carlos Pais. Ao piano esteve Marina Pereira. Pelas 23h00 ouviu-se o Duo Francisco e Filipa. A 16 de julho o lema foi a CADERNETA DE CROMOS e em destaque esteve o Futebol. Pelas 19h00 realizou-se o Workshop de Artes Manuais, dinamizado pela equipa da Biblioteca Municipal e Graça Almeida e, pelas 21h30 teve lugar «A música por palavras…» por Maestro João Pedro Rodrigues. Pelas 22h00 realizou-se o «Futebol e Cultura» com Abílio Travessas e às 23h00 atuou a Banda Gloom.

No dia 17 de julho o lema foi VIAGENS NA NOSSA TERRA e em destaque esteve «História e autores locais». Pelas 19h00 realizou-se o Workshop de Dança com Helena Couto, pelas 21h30 atuaram os Cantar Sénior da Universidade Sénior, as Memórias do Colégio com Mª Arminda, Mª Luísa, Chico Nuno, Branca Carolino e Jorge Correia, e os Unexpected. Pelas 23h00 subiu ao palco o Duo Alma do Luso. Na quinta-feira, dia 18, o tema foi A QUE SABE A LUA?, com o destaque: Culinária, Vinho e Magia. O Workshop de Cerâmica com Maria do Amparo decorreu pelas 19h00 e às 21h30 realizou-se um Show Cooking e apresentação de vinhos. Um momento de magia iluminou o Largo Dr. Couto com Henrique Adrião pelas 22h00. Pelas 23h00 ouviu-se os Alcatuna.

No dia 19 o tema foi É SEXTA-FEIRA… com destaque para a Poesia e Teatro. Assim, pelas 19h00 decorreu o Workshop de Teatro com Maria Aguiar. Pelas 21h30 subiu ao palco a apresentação da Amarte – «Amá-la com estórias» do Teatro Zunzum. Pelas 22h00 foi a vez do Ensino Articulado da Música e a «Noite dos Anos 80» arrancou pelas 23h00 com vários DJs.

A noite de encerramento, a 20 de julho, foi a NOITE DO ROMANCE. O Workshop de Escrita Criativa com Maria Aguiar teve lugar pelas 19h00. O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Mangualde, que se realizou pelas 21h30, contou com a presença de Luís Miguel Rocha. Às 22h00 assistiu-se ao Recital de Piano de Sara Mendes e pelas 23h00 realizou-se a Festa de Encerramento – Em Lua Cheia- que contou com a projeção de imagens aleatórias e fogo-de-artifício

A organização contou com a colaboração de Daniel Barreiros, José Figueiredo, Pedro Zela, Livraria Adrião, Maria do Amparo, Pastelaria Princesa do Castelo, Pastelaria Cinderela, Pastelaria do Patronato, Booktailors, Amarte, Mazur, ACCIG e o apoio da Konica Minolta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *