Cultura, Loures

Museu do Vinho e da Vinha abre portas a 26 de Julho em Loures

MuseuVinhoBucelas2A Câmara Municipal de Loures inaugura, dia 26 de julho, às 16 horas, o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, no âmbito das comemorações do 127º aniversário do concelho de Loures.

 

Esta nova infraestrutura museológica, localizada na zona histórica da vila de Bucelas, está instalada num edifício do final do século XIX, ligado à tradição vitivinícola da região e que foi residência de Camilo Alves, um dos maiores produtores de vinho de Bucelas. Ao edifício estava associada uma adega e o respetivo armazém de vinhos, espaços que foram recuperados e adaptados à nova função museológica.

 

A residência foi recuperada com o mínimo de alterações possíveis de modo a abrigar os serviços administrativos, uma loja e sala de prova de vinhos, um centro de documentação, os serviços educativos, uma sala de reuniões, arrumos diversos e uma sala onde está instalado um “Centro de Interpretação das Linhas de Torres Novas”, a funcionar autonomamente.

 

Apesar dos constrangimentos económico-financeiros, a Câmara Municipal de Loures faz questão de avançar e concluir este projeto, que é encarado como um exemplo da política cultural prosseguida nos últimos anos. Por um lado, implementa-se uma estrutura que simboliza a união, a memória e o passado comum das gentes de Loures, visível na paisagem rural e no modo de estar das pessoas; noutro sentido representa um contributo para a desconcentração dos espaços museológicos municipais, uma vez que se trata do primeiro museu instalado na região norte do concelho.

 

Em termos práticos e funcionais, este novo equipamento cultural vai integrar a Rede de Museus Municipais de Loures e dedicar-se ao estudo da atividade vitivinícola, tão característica desta região demarcada por decreto de 3 de março de 1911, apostando na promoção do território e na divulgação da história local, com especial ênfase para os usos e costumes relacionados com o ciclo do vinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *