Economia, Mercado, Santa Maria da Feira

Empreendedores fizeram formação e apresentaram planos de negócio em Santa Maria da Feira

ALPE_EmpreendedoresDepois de um percurso formativo de 300 horas, 17 empreendedores do concelho de Santa Maria da Feira apresentaram 14 planos de negócios em áreas diversas. Foi o culminar da iniciativa “Empreender em 5 passos”, da Associação Empresarial de Portugal (AEP), promovida pela Agência Local em Prol do Emprego (ALPE).

Todos os participantes deste percurso formativo mostraram interesse em amadurecer uma ideia de negócio e compreender o seu potencial e viabilidade económica. No dia 17 de julho, na ALPE, deram a conhecer ao grupo as suas propostas em áreas diversas, como limpezas domésticas, agricultura biológica e hidroponia, produtos ecológicos, terapia energética, artigos vintage, comércio internacional na área alimentar, comércio de chá e produtos suplementares, soluções imobiliárias e alimentação ao domicílio. Agora, enquadrados no Centro de Apoio ao Empreendedorismo da ALPE, procurarão agora instrumentos para iniciar a sua atividade económica.

“Empreender em 5 passos”

As cinco fases essenciais do percurso formativo “Empreender em 5 passos” replicam de forma sintética os passos necessários que o empreendedor deve consolidar para encarar com maior possibilidade de sucesso a criação do negócio e projeto profissional. Este percurso permitiu aos potenciais empreendedores aumentar as capacidades de gestão, estimular o espírito criativo e crítico e desenhar o plano de negócios com vista a iniciar uma atividade empresarial ou converter atividades já iniciadas. Ao longo de 300 horas de formação, decorridas na ALPE, em parceria com a AEP, os formandos tiveram a oportunidade de consolidar a ideia de negócio e preparar a sua transformação num negócio que crie riqueza e valor.

Refira-se que a ALPE tem apoiado diversas iniciativas de autoemprego. Desde o início do projeto, foram acompanhados pela ALPE 527 inscritos que exploraram a possibilidade de criação do próprio emprego, tendo sido criados e dinamizados até ao momento, através desta estrutura, 69 negócios.

No contexto atual, marcado pelo crescente desemprego e pela precariedade no trabalho, o apoio ao empreendedorismo e à transição para a vida ativa ganham um maior relevo. Por isso, a ALPE tem investido nesta vertente de apoio, contemplando iniciativas de base local que privilegiem sobretudo pessoas desempregadas, jovens à procura do primeiro emprego e ativos em risco de desemprego, bem como iniciativas de empreendedorismo feminino.

A ALPE é uma ação do projeto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social) que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, como entidade coordenadora a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social e como entidades executoras a Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *