Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Casa do Cante vai ter estúdio de gravação para os grupos corais do concelho de Reguengos de Monsaraz

Festa do Cante nas Terras do Grande Lago (1)A Casa do Cante, um espaço que visa a promoção, exaltação e estudo do cante alentejano, vai ser inaugurada no dia 21 de julho, às 19h, no Telheiro, na abertura da Festa do Cante nas Terras do Grande Lago. A Casa do Cante vai ter uma área interpretativa sobre o cante alentejano e um auditório com estúdio para gravações de cd’s para os grupos corais. Assim, os turistas e todos os visitantes deste espaço poderão conhecer o cante alentejano, participar em ensaios dos grupos corais e levar um registo em cd ou em dvd dessa experiência.

A Casa do Cante, onde ficará sediado o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, será igualmente um espaço para ensaios e atuações de todos os grupos corais do concelho de Reguengos de Monsaraz. Junto à Casa do Cante foi construído o Parque de Eventos do Telheiro, um recinto multiusos complementar que será gerido pela Associação Gerações do Telheiro em prol da comunidade.

Após a inauguração da Casa do Cante, a partir das 20h30, vão decorrer as primeiras atuações neste espaço com os grupos corais do concelho. Em palco vão estar o Grupo Coral Gente Nova de Campinho, o Grupo Coral “Os Bel’Aurora” de Campinho (grupo juvenil), o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago prossegue no dia 26 de julho na vila medieval de Monsaraz. A partir das 22h decorre o Dia da Cooperação Transfronteiriça com o espetáculo “Sons Ibéricos” e as atuações do Grupo Coral Feminino da Granja “Flores de Abril”, Tuna Estudiantina de Alconchel, Coro ARS VETERÁ – Villanueva del Fresno e o Grupo “A Moda Mãe”.

No dia 27 de julho, pelas 10h, inicia-se na Igreja de Santiago o colóquio “Cante Alentejano – Salvaguarda, Sustentabilidade e Transmissão”. A sessão de abertura vai ter intervenções de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Ribeiro e Castro, da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, Jorge Nunes, Presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz, Joaquim Cardoso, Presidente do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz, e Paulo Lima, que pertence ao Comité Cientifico da candidatura do Cante a Património Cultural Imaterial da UNESCO e é responsável pela Casa do Cante de Serpa.

O primeiro painel, “10 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial”, estará a cargo de Ana Paula Amendoeira (ICOMOS), Jacinta Oliveira (Fundação INATEL) e Ceia da Silva (Turismo do Alentejo, ERT). Durante a tarde, o segundo painel, intitulado “Salvaguarda, Sustentabilidade e Transmissão”, terá comunicações de Paulo Lima (Casa do Cante de Serpa) e Joaquina Margalha (Vereadora da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz).

Em seguida haverá uma mesa redonda sobre “Cante Alentejano – Desafios na Transmissão”, com a apresentação de vários projetos de grupos corais infantis e juvenis que estão a ser desenvolvidos com o objetivo de preservar e difundir o cante alentejano às novas gerações, nomeadamente o projeto da Damaia, por Joaquina Miranda, o de Serpa, por Pedro Mestre, o de S. Pedro do Corval, por Inácio Santos, e o de Campinho, por Anabela Caeiro. Depois, a partir das 19h, no Largo D. Nuno Alvares Pereira, vão atuar o Projeto da Damaia – Os Rouxinóis da Damaia, o Projeto Serpa – Grupo Juvenil Vila Nova de S. Bento e o Projeto de Campinho – Grupo Coral “Os Bel’Aurora” de Campinho.

A terminar, pelas 22h, junto à Porta da Alcoba, realiza-se a Festa do Cante, um espetáculo que vai registar a primeira atuação conjunta dos quatro grupos corais do concelho. A Festa do Cante terá ainda as participações de Carlos Guilherme, Pedro Mestre, Manuel Sérgio e José Farinha, Quarteto de Cordas Baccus, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico Camponeses de Pias, Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense e Grupo Coral Juvenil de Vila Nova de São Bento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *