Mangualde, Sociedade

Curso de Costura em Mangualde promove a empregabilidade

Curso de Costura (1)No passado dia 11 de julho terminou o primeiro Curso de Iniciação à Costura. De forma a promover a empregabilidade e o empreendedorismo feminino, num setor onde ainda existe procura de mão-de-obra devido à presença na região de empresas de confeção têxtil, a Câmara Municipal de Mangualde e o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato promoveram duas formações, uma de manhã e outra de tarde, devido ao elevado número de inscrições. O curso foi um sucesso e, nesse sentido, irá realiza-se um novo curso no próximo ano. No encerramento, a vereadora da ação social da autarquia mangualdense, Maria José Coelho, deu os parabéns a todas pela aprendizagem e pelos trabalhos realizados em tao pouco tempo e frisou que nesta formação foram dados os primeiros passos e adquiridas novas competências que permite mais facilmente entrar no mercado de trabalho na área da confeção, criação do próprio emprego ou rentabilizar a economia familiar de cada uma das formandas.

O curso decorreu, das 14h00 às 18h00, nas instalações da Junta de Freguesia de Mangualde com supervisão da formadora Isabel Carvalho. Cerca de 50 formandas tiveram a oportunidade de desenvolver competências na área da costura nomeadamente aprender a trabalhar com a máquina de costura, fazer bainhas, colocar fechos entre outras coisas. Foi com grande entusiasmo que cada uma das participantes fez três peças de costura, todas com ótimo acabamento, perfeito para quem está a começar na área.

Esta formação destinou-se a desempregados, artesãos ativos e outros profissionais com interesse de competências específicas nesta área, esta formação enquadra-se em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD).

Artigo AnteriorPróximo Artigo