Celorico de Basto, Cultura

XIII Festival Ibérico de Folclore em Celorico de Basto

XIII Festival Ibérico de Folclore (1)O XIII Festival Ibérico de Folclore, que tem por anfitrião o Grupo Folclórico dos Amigos do Castelo, decorreu este fim-de-semana, 12 e 13 de julho, e levou o melhor o folclore a todos os presentes na Praça Albino Alves Pereira.

A iniciativa teve início na noite de sexta-feira com uma atuação musical conduzida pelo organista Pedro Filipe da Lardosa. O espetáculo abriu o XIII Festival Ibérico de Folclore.

O autarca celoricense, Joaquim Mota e Silva, felicitou os promotores da iniciativa e todos os presentes que mantêm a tradição do folclore como um importante cartaz cultural para o concelho. “É muito agradável ver tanta gente a assistir a mais um festival de Folclore. Trata-se da XIII edição de um festival de tradições que permite um intercâmbio de danças e cantares do folclore entre os diferentes grupos e simultaneamente mantém a tradição, que tão bem nos caracteriza, inalterável, sendo um ponto de interesse para todos aqueles que gostam do folclore”, salientou.

A assinatura do livro de honra decorreu durante a tarde de sábado, uma tarefa dirigida aos convidados do grupo anfitrião.

Ao cair da noite e após o desfile dos grupos convidados até ao palco teve início a cerimónia de entrega de fitas e galhardetes aos grupos, uma tarefa a cargo de diferentes individualidades convidadas entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

O espetáculo porque todos ambicionavam teve finalmente lugar e contou com a presença do grupo Folclórico Sargaceiro Vila de Apúlia-Esposende, do grupo Folclórico Ponte Nova – Espanha, do grupo Folclórico da Madalena-Vila Nova de Gaia, do grupo Folclórico os Loureiros da Lordosa-Castelo Branco, e o grupo Folclórico dos Amigos do Castelo, o anfitrião.

O XIII Festival Ibérico de Folclore encheu a praça Albino Alves Pereira e mostrou que as tradições do folclore continuam a ser um ponto alto nas atividades culturais espalhadas pelo concelho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *