Sociedade, Vizela

Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade de Vizela

 No âmbito da candidatura da Câmara Municipal de Vizela ao EIXO 6.5 – Programa Operacional Potencial Humano (POPH) – PROGRAMA RAMPA, realizou-se uma sessão de participação cívica coletiva: Pensar a “Acessibilidade Para Todos” enquanto exercício de cidadania.

 Esta sessão traduziu-se numa sessão de trabalho em grupo onde foram debatidos algumas das questões resultantes dos inquéritos à população, realizados com o objetivo de recolher informação que contribua para a promoção da acessibilidade para todos no município de Vizela.

 Esta sessão faz parte de um estudo para a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade, que está a ser concretizado numa parceria entre a Autarquia e a Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação).

 O Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade, elaborado tendo em conta uma análise integrada da temática da acessibilidade, é um documento que serve de guia orientador para a atuação dos intervenientes no espaço nas suas diversas competências e estabelece-se a diferentes níveis: a via pública, a edificação, o transporte, a comunicação a infoacessibilidade e os serviços.

 Os Planos Municipais de Promoção da Acessibilidade não se limitam à simples eliminação de barreiras arquitetónicas para pessoas com mobilidade condicionada, mas sim preparam as cidades e vilas para se tornarem acessíveis para todas as pessoas, tendo em conta a diversidade humana e suas distintas necessidades.

No final deste estudo, será apresentado o Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade em Vizela, onde a Câmara Municipal verterá os contributos da participação cívica e onde serão adotados procedimentos, para que as atuações do futuro sejam completamente acessíveis e que contribuam positivamente para a melhoria das condições de vida de todos os cidadãos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *