Cultura, Seixal, Sociedade

Programa Escolhas de Portas Abertas no Seixal

Projeto_escolhas-2De 15 a 21 de julho, o Projeto Tutores de Bairro, do Programa Escolhas, dinamiza na Escola Básica da Quinta da Princesa, a iniciativa Portas Abertas, com um conjunto de atividades para toda a comunidade.

Esta surge no âmbito das comemorações do primeiro ano da 5ª Geração do Programa Escolhas, e conta com ateliês, oficinas artísticas, workshops, dança, teatro, entre outras.

 

O projeto Tutores de Bairro desenvolvido no bairro da Quinta da Princesa, em Amora, desde 2001, é acompanhado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato.

 

Dinamizado desde o ano 2001, e reformulado em 2004, 2006, 2010 e 2012 (já na 5ªgeração) é financiado pelo Programa Escolhas e tem vindo a trabalhar a comunidade, com especial atenção para as crianças, jovens e famílias, com vista a melhorar a integração social e bem-estar em diversas áreas, como a saúde, escola, trabalho, etc.

 

O bairro da Quinta da Princesa possui 40 por cento de imigrantes, maioritariamente cabo-verdianos. Esta comunidade depara-se com algumas problemáticas socioeconómicas a diversos níveis, como o desemprego, trabalho precário, baixos níveis de escolaridade, fraca capacidade económica dos agregados familiares, famílias monoparentais, abandono escolar, entre outros.

 

O Programa Escolhas tem como metas a mobilização das comunidades locais para projetos de inclusão social e de igualdade de oportunidades, especialmente dirigidos a crianças e jovens oriundos de contextos socioeconómicos vulneráveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *