Póvoa de Varzim, Sociedade

Comemorações 873 anos Estela terminaram cumprindo programa de elevada qualidade na Póvoa de Varzim

image002Após um mês de intensa atividade, realizou-se, no passado sábado à noite, 13 de julho, a Sessão Solene de Encerramento das Comemorações dos 873 anos da Freguesia da Estela: História de uma Terra Singular.

A cerimónia contou com a presença de Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, José Armandino, Presidente da Junta de Freguesia da Estela, Afonso Oliveira, Deputado da Assembleia da República, e demais autoridades civis, militares e religiosas da freguesia e concelho. Todos os Movimentos Associativos da Freguesia da Estela, que colaboraram ativamente nesta terceira edição das comemorações e que permitiram a elaboração de um cartaz variado e de excelente qualidade, se fizeram representar.

O início do encerramento deu-se com a celebração de uma missa solene e, mais tarde, foi atribuído o terceiro exemplar da réplica da Carta de Couto da Estela nestas comemorações ao Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Sra. do Ó, antecedido por um momento artístico coreografado da assinatura da Carta de Couto e a visualização em multimédia dos melhores momentos das atividades decorridas.

Foram ainda atribuídas medalhas dos 873 anos da Freguesia a todas as Associações e Câmara Municipal, num gesto de agradecimento da Junta de Freguesia pelo trabalho, disponibilidade e empenho de todos.

O Presidente de Junta, José Armandino, agradeceu a colaboração dos Movimentos Associativos Estelenses e lembrou que a Junta não está estagnada, muito pelo contrário. E, em jeito de balanço, enumerou algumas das muitas obras que levou a efeito desde que tomou posse em 2010, tendo feito ainda referência às obras e projetos em curso, como a garagem e os parques infantis.

José Armandino aproveitou ainda para convidar todos os presentes para a apresentação pública do Projeto Social da Estela com a colaboração do Município, no dia 17 de julho, numa altura em que, como referiu, as pessoas tem que ser a prioridade de uma Autarquia.

Terminou partilhando com os presentes um enorme orgulho em ser Estelense e o privilégio de ser Presidente de Junta de uma freguesia de sucesso e lembrou que o projeto Estela não é só a Junta mas partilhado entre todos e cada um com responsabilidade de intervenção na construção de um futuro melhor.

No discurso de encerramento, Aires Pereira lembrou que a Estela é um exemplo singular a nível do concelho, onde todos se juntam por uma causa.

O Vice-Presidente referiu que, numa freguesia onde de uma só vez se juntam o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, aliado à qualidade do teatro que se faz na Estela e tantas outras atividades que estiveram sempre lotadas, e que o próprio muitas vezes presenciou, tem que ser motivo de orgulho para todos os Estelenses.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *