Cultura, Portimão, Sociedade

Conversas sobre cidadania na Zona Ribeirinha de Portimão

A associação Teia D’Impulsos dinamizou ao longo deste ano um ciclo de Conversas sobre Cidadania e vai assinalar o encerramento da iniciativa com uma tertúlia marcada para 12 de julho, com início às 21h30, junto ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, em plena Zona Ribeirinha de Portimão.

Uma vez que 2013 foi designado pela Comissão Europeia como o Ano Europeu dos Cidadãos, o programa incluiu seis momentos de reflexão sobre o tema, entre março e abril, querendo a Teia D’Impulsos fechar este ciclo com chave de ouro, ao abordar o tema num local em que os portimonenses, e não só, gostam de passar as noites quentes de verão.

O painel de convidados será composto por Nuno Silva, que apresentará o tema “Cidadania, Uma questão de educação!”, por Bruno António, que vai desenvolver a temática “Como incentivar os Jovens para uma Cidadania Ativa?”, por José Alberto Quaresma, que falará de “Uma Revolução de Cidadania, Precisa-se!” e por Helena Pinto, que vai desenvolver o tema “O Associativismo como forma de expressão de uma Cidadania Ativa”.

Após a primeira parte da tertúlia, onde cada um dos convidados fará uma curta exposição sobre a vertente da cidadania abordada, será aberto um espaço de discussão, em que o público poderá intervir e cujo mote de reflexão vai ser os passos a dar para que os cidadãos sejam mais participativos e ativos na sociedade.

Esta será também a oportunidade para a Teia D’Impulsos promover o seu próprio projeto de cidadania participativa, constituído pelo ciclo de debates Teia D’Ideias, com a apresentação da publicação que agrega as principais conclusões de cada uma das nove tertúlias realizadas em 2012 e coligidas no livro “Teia D’Ideias – Espaço de Cidadania”.

A tertúlia conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Rádio Costa D’Oiro, podendo os interessados obter mais informações em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *