Mação, Sociedade

Bombeiros de Mação inauguraram novo Quartel

bvm_placaNo dia 5 de Julho, pouco antes da abertura da Feira Mostra do Concelho, foi inaugurado o novo Quartel dos Bombeiros de Mação. Emoção foi a palavra de ordem.

Pelas 16 horas, com a corporação formada frente ao antigo Quartel, o Presidente da Direcção fechou a porta e entregou a chave ao Presidente da Câmara, num acto simbólico muito emocionante estando aquele quartel no centro da Vila, dando nome a um dos largos principais. Seguiu-se um desfile com 13 dos carros e ambulâncias dos Bombeiros de Mação, a sirene tocou, os populares acenaram com lenços brancos e, a encabeçar o desfile que percorreu as ruas da vila, seguiu a viatura mais antiga do quartel, um carro de fabrico artesanal com 61 anos, que ficou em exposição durante a Feira Mostra.

No Quartel novo a cerimónia contou com várias figuras relacionadas com os Bombeiros a nível distrital e nacional.

Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação entregou a chave do novo Quartel e passou guarda à corporação. A placa de inauguração foi descerrada pelas viúvas dos 2 comandantes que dão o nome ao novo Quartel, Manuel Dias Correia e Francisco José Lopes. Seguiu-se uma visita ao Quartel, um edifício moderno e prático. Tem, no rés-do-chão, a Sala de rádio/comunicações, Secretaria, Refeitório, Sala de Comandos, Arrumos, 2 wc, 2 balneários, Oficina e Sala de máquinas e a garagem das viaturas. No 1.º andar tem 1 camarata masculina, 1 feminina e mais 3 camaratas para grupos especiais. Tem ainda a Sala de Direcção, balneários e uma Sala de Aulas. Ao lado foi construída uma casa-escola.

O presidente da Direcção, José António Belo, referiu que a inauguração do novo Quartel, apesar de não ter “merecido” a atenção do poder central, é uma vitória enorme para o Concelho de Mação pois representa um sonho com mais de 20 anos. O terreno foi cedido pela Autarquia no tempo do antigo Autarca, Elvino Pereira, tendo só agora sido possível construí-lo. Saldanha Rocha referiu que “certa forma esta é mais uma homenagem que lhe fazemos também”.

Foi um processo complicado, com vários entraves e porque sobretudo não foi fácil enquadrar esta obra nos financiamentos ao longo dos vários anos e dos vários comunitários.

Este novo espaço dá uma nova dignidade à corporação de Bombeiros, que tem um papel fundamental no Concelho e na Região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *