Cultura, Santo Tirso, Sociedade, Turismo

Festas de S. Bento em Santo Tirso

Com a realização do Concerto Comemorativo dos 28 anos da Elevação de Santo Tirso a Cidade – que decorreu ontem no átrio dos Paços do Concelho (foto) – está dado o pontapé de saída das Festas de S. Bento, principal romaria do Concelho de Santo Tirso onde o sagrado e o profano se interligam harmoniosamente. As festividades duram até ao dia 14.

As Festas de S. Bento – que chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país – vão disponibilizar um programa de atividades, do qual se destacam os concertos diários, a animação de rua, as atividades desportivas, as cerimónias religiosas, um desfile etnográfico, a receção às cidades geminadas, a coroação da rainha e da princesa do Vinho Verde e algumas exposições.
MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO

No dia 11 de julho (feriado municipal), como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele e, ainda, ao auxílio que prestava aos partos difíceis…

Assim, logo a partir das 4 horas da madrugada, as estradas e vias começam a encher-se de caminhantes, pelo que, perante este anormal fluxo de pessoas, a Câmara Municipal já solicitou às Forças de Segurança o reforço de meios no terreno para assegurar a segurança dos peregrinos que se deslocam a Santo Tirso para cumprir as respetivas promessas. Durante o dia serão celebradas cinco missas, a saber: 6h30, 8h00, 10h00, 12h00 e 19h00.

Os cabeças de cartaz

Na animação musical das Festas de S. Bento 2013 os cabeças de cartaz vão ser os “THE GIFT” (amanhã, quarta-feira, dia 10 de julho, 22 horas) e “MARCO PAULO” (sexta-feira, dia 12 de Julho, 22 horas). Há ainda as atuações de Augusto Canário (quinta-feira, dia 11 de Julho, 22 horas) e do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho com os já tradicionais Fados de Coimbra no Largo Coronel Baptista Coelho (domingo, dia 14, 22h30).

Os principais concertos (The Gift e Marco Paulo) têm entrada gratuita e realizam-se na Praça 25 de Abril.

AS NOVIDADES

Em jeito de novidades, a edição 2013 das Festas de S. Bento apresenta duas:

1) – O Desfile Etnográfico noturno (sábado, dia 13, a partir das 21h30, com partida dos Carvalhais, passando pela Rua do Bombeiro Voluntário e terminando na Praça 25 de Abril).

2) – O Warm Up – programa de seis concertos – por jovens bandas – que já está em andamento desde o passado dia 5 e que pretende servir de “animação aquecimento” das festividades. O Warm Up ´termina hoje, dia 9, no Largo Coronel Baptista Coelho.

CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS

No âmbito das comemorações do 28º Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade e dos 150 anos de elevação de Santo Tirso a Vila realizam-se várias cerimónias oficiais de que destacamos a Receção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas [Gross-Umstadt, Clichy, Celanova e Saint-Péray] (dia 12, às 18 horas), a Coroação da Rainha e da Princesa do Vinho Verde (dia 14, às 21h30).

OS OUTROS EVENTOS

As atividades desportivas também vão estar em destaque com o Xadrez ao Ar Livre (dia 10), o Torneio de Voleibol de Relva (dia 12), a Caminhada S. Bento, o Concurso de Pesca e o Torneio de Ténis “S. Bento Open” (dia 13) e, também a Milha Urbana (dia 13). No dia 14 decorrerá a já tradicional Corrida de Carrinhos de Rolamentos. A Exposição de Colecionismo “S. Bento” vai estar patente ao público de 10 a 14 de Julho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *