Cultura, Gondomar

Álvaro Cunhal, exposição “Vida, pensamento e luta” em Gondomar

A Biblioteca Municipal de Gondomar acolhe, até 26 julho, uma Exposição Evocativa do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal. A exposição, inaugurada no dia 5 de julho, dá a conhecer algumas das obras políticas, literárias e artísticas de Álvaro Cunhal, assim como apresenta diversas fotografias da passagem do ex-líder comunista pela freguesia de S. Pedro da Cova (Gondomar).

Para além dos originais de Álvaro Cunhal, há ainda para apreciar um conjunto de trabalhos realizados por alunos de Artes Visuais da Escola Secundária de S. Pedro da Cova.

Esta exposição é uma iniciativa da Comissão Política Concelhia do Partido Comunista Português (PCP) – contando com a parceria do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar. A sessão de abertura, realizada na noite de 5 de julho, contou com um momento musical por um grupo vocal e instrumental (dirigido por Guilhermino Monteiro) e com a intervenção de Albano Nunes do Secretariado do Comité Central do PCP.

“Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro” é a designação da exposição patente até 26 de julho na Biblioteca Municipal de Gondomar. Álvaro Barreirinhas Cunhal nasceu em Coimbra, a 10 de novembro de 1913 – falecendo em Lisboa a 13 de junho de 2005. Político e escritor português, dedicou toda a sua vida ao ideal comunista e ao Partido Comunista Português.

Em 2013, em iniciativas do Partido Comunista e de inúmeras instituições, assinala-se o Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. São centenas de eventos que, por todo o país, “percorrem” a sua vida política, cultural e artística – relembrando a sua importância para a Liberdade e a Democracia conquistadas com a “Revolução dos Cravos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *