Celorico de Basto, Sociedade

“Verão sem escaldão” em Celorico de Basto

 

campanha do solComo forma de minimizar os efeitos da exposição excessiva ao sol a Câmara Municipal, através da Unidade Móvel de Saúde, está promover, com técnicos devidamente credenciados, uma campanha de prevenção designada “Verão com prevenção, pele sem escaldão!”.

A ação está a decorrer junto da crianças que frequentam as piscinas municipais ao ar livre do parque de Lazer de Fiães de Cima em Codessoso e procura incutir comportamentos que salvaguardem as crianças na exposição diária ao sol.

De forma lúdica e pedagógica e apoiados em jogos didáticos, os técnicos procuraram incutir nas crianças os comportamentos necessários para evitar escaldões e outras mazelas provocadas pelos raios solares. Genericamente, a iniciativa ensina quais as horas indicadas para a exposição solar, características da pele e o fator de proteção solar mais indicado, a regra da sombra, o índice de proteção dos raios ultravioletas, os sinais na pele e sobretudo os meios de proteção utilizados aquando da exposição solar.

A técnica da Unidade Móvel de Saúde, Cristina Moreira, salientou a importância da prevenção sobretudo junto das crianças.“A prevenção deve ser tida em consideração durante todo o ano mas é nesta altura, quando as crianças estão de férias e mais propensas aos raios ultra violetas, que devemos incidir mais no tema. Durante o período de férias é importante usar os meios adequados de proteção independentemente do local onde se expõem aos raios ultravioleta, seja praia, campo ou cidade. Nesta ação especifica, ensinamos as crianças a aplicar o protetor solar e esclarecemos quando e como deve ser aplicado,” salientou.

As crianças presentes na iniciativa mostraram-se muito atentas e interventivas com questões preponderantes e necessárias para esclarecer as dúvidas existentes.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *