Sociedade, Trofa

“Verão no Castro de Alvarelhos” anima a Trofa de junho a setembro

“Verão no Castro de Alvarelhos” é uma das propostas da Câmara Municipal da Trofa para ocupar os tempos livres de pequenos e graúdos para as férias de Verão 2013.

 

De junho a setembro, a Estação Arqueológica de Alvarelhos irá receber visitas guiadas e oficinas abertas a toda a população interessada em conhecer melhor a história do Castro ou aprofundar os conhecimentos sobre esta temática.

 

A primeira atividade inserida no evento “Verão é no Castro de Alvarelhos” é no próximo dia 26 de junho, pelas 10h00 com a realização de uma Oficina de Produção de Lucernas Romanas.

 

O Castro de Alvarelhos volta a receber atividades a 7 de julho, pelas 10h30 com a realização de uma visita guiada ao Castro e a Oficina de Jogos Romanos de Tabuleiro.

 

Ainda no mês de julho, no dia 31, pelas 10h00 decorre uma nova edição da Oficina de Produção de Lucernas Romanas no Castro.

 

Em agosto, o Castro recebe uma nova visita guiada, no dia 18, pelas 10h30.

 

“Verão no Castro de Alvarelhos” termina com nova visita guiada, marcada para 1 de setembro, pelas 10h30, uma vez mais aberta a todos os interessados.

 

De recordar que o Castro de Alvarelhos é Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910, e beneficia de uma Zona Especial de Proteção, desde 1976, retificada em 1992. Teve várias épocas de ocupação desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média e delas guarda vestígios materiais e arquitetónicos.

 

Atenta à preservação deste espaço, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima, inaugurou em abril de 2012, o Percurso Interpretativo da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos, dando a conhecer um pouco mais a história do Concelho da Trofa e o seu património.

 

Já este ano, em abril de 2013, a Edilidade Trofense assinou com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto um Protocolo de Colaboração para a Investigação do Castro de Alvarelhos.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *