Sociedade

PORTOJOIA Design desafia alquimistas a transformar água em matéria preciosa…

Portojoia2012_DSCF0826Como se de alquimistas se tratassem, capazes de transformar água em matéria preciosa. E, na peugada, fazê-lo com a arte que leva à distinção entre os seus pares. É este o tamanho do desafio que a 9.ª edição do Prémio PORTOJOIA Design propõe aos estudantes de design de joias e aos formandos de cursos de ourivesaria que concorrerem com peças originais a esta iniciativa complementar da 24.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, que decorrerá na EXPONOR de 26 a 29 de setembro próximo.

A organização da PORTOJOIA encontrou no Ano Internacional de Cooperação pela Água, promulgado pela Organização das Nações Unidas, a medida temática certa e será ela a orientar a criatividade dos candidatos, naquele que é o momento de maior exposição e notoriedade do setor em Portugal.

O PORTOJOIA Design, recorde-se, tem-se assumido como um evento ponta-de-lança na aproximação dos ainda estudantes ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo que vai revelando novos talentos, mostra ser uma plataforma de ligação entre o mundo formativo e o empresarial.

Eleito por um júri qualificado, o criador da peça vencedora verá o seu protótipo produzido caso haja viabilidade industrial e comercial. A venda da peça caberá – em exclusivo – à empresa parceira da iniciativa (Topázio), a qual, durante cinco anos, pagará ao criador o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica.

Para além deste aliciante, o premiado é convidado a participar gratuitamente na feira do ano seguinte, no Espaço Criadores.

A PORTOJOIA conta quase com um quarto de século no mercado a fomentar negócios e relações comerciais, apoiando as empresas e dando a conhecer as tendências do sector. Para além de ser o momento onde os empresários iniciam e fecham os grandes negócios da temporada, a exposição funciona igualmente como fórum de reflexão.

 

Encontros internacionais de negócios em agenda

O acontecimento volta a contar em 2013 com a participação das mais representativas e prestigiadas empresas do País (onde a ourivesaria tem uma larga tradição que remonta ao período da civilização castreja, desde a Idade do Ferro) e várias internacionais.

Este ano, a EXPONOR convidou para o certame compradores, importadores e distribuidores internacionais de referência de 11 países (Reino Unido, Rússia, Polónia, República Checa, Alemanha, Ucrânia, Hungria, Cazaquistão, Arménia, Omã e Abu Dhabi), que desenvolverão vários encontros de negócios com empresas expositoras nacionais. As reuniões serão bilaterais.

A PORTOJOIA será também palco de diversas atividades complementares que espelham a crescente orientação do setor na afirmação da sua competitividade, através da inovação e da adoção do design na conceção das peças, responsáveis por trazer dinamismo e inovação à mostra.

O Espaço Escola é uma dessas atividades e visa aproximar as escolas das empresas expositoras, não só através da divulgação dos respetivos programas de formação, como também através da prática, mostrando como se aplicam e cruzam técnicas ancestrais e inovadoras na fabricação de joias de adorno pessoal e peças decorativas.

Este é também um espaço onde diferentes entidades expõem as últimas novidades desenvolvidas pelos seus centros de investigação.

Síntese:

PORTOJÓIA 2013 – 24.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria

Data: de 26 a 29 de setembro de 2013

Horário: das 10h00 às 20h00 (nos dias 26, 27 e 28); das 10h00 às 19h00 (no dia 29)

Produtos em exposição: ourivesaria, joalharia, relojoaria, prata decorativa, embalagens, maquinaria, sistemas de segurança e “software” especializado

Perfil do visitante: fabricantes, importadores, representantes e criadores de joias

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira – Matosinhos)

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *