Cultura, Torres Vedras

“Chás de Pedra” regressam á Azenha de Santa Cruz em Torres Vedras

cartaz sopas 2013_FINALOs Chás de Pedra regressam no próximo dia 5 de julho, convidando os interessados por História e Cultura a deslocarem-se ao início de noites de sexta-feira do próximo mês à Azenha de Santa Cruz para “saborear” as palestras sobre património misturadas com o sabor a chá e o cheiro a maresia.

“Moradores na vila e freguezia de Santa Maria do Castelo: 1601-1911” vai ser o tema da primeira sessão deste ano do evento – que terá como temática O Castelo (na continuidade das Sopas de Pedra) -, a qual terá lugar a partir das 21h30.

Paula Correia da Silva (do Arquivo Municipal de Torres Vedras) fará na ocasião “um retrato da população residente na Costa do Castelo [de Torres Vedras] no período compreendido entre 1601 e 1911, com base nos registos paroquiais e nos róis de confessados da freguesia de Santa Maria do Castelo. A caraterização das famílias, o nascimento, o batismo, a idade, a profissão, o casamento, a morte e o enterro dos moradores, assim como os legados profanos e os sufrágios serão alguns dos aspetos abordados na noite de 5 de julho.”

O evento Chás de Pedra terá continuidade nos próximos dia 12 e 19 de julho com sessões subordinadas às temáticas “O Castelo de Torres Vedras” e “A arquitetura militar: O Castelo de Torres Vedras”, respetivamente.

A inscrição para a participação nas sessões da iniciativa é gratuita e deve ser efetuada no Arquivo Municipal de Torres Vedras; ou pelo n.º de telefone: 261 320 736; ou pelo e-mail: arquivo@cm-tvedras.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *