Amadora, Saúde, Sociedade

Parceria com Santa Casa da Misericórdia da Amadora possibilita unidade de apoio ao cuidador

Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, começa a funcionar, no próximo dia 1 de julho, a Unidade de Apoio ao Cuidador.

Esta nova unidade pretende ser uma resposta temporária para pessoas dependentes nas atividades da vida diária, pessoas idosas em situação de isolamento, pessoas acamadas, sem resposta ao nível da integração em serviços da rede social ou jovens e adultos com deficiência, sem resposta ao nível da integração em serviços da rede social.

 

Sob gestão da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, este projeto experimental e inovador é constituído por 9 camas, 3 salas com zona de TV, espaço para jogos e sala de leitura, copa e refeitório, gabinete técnico/gabinete de saúde com apoio de enfermagem, médico e assistente social, instalações sanitárias adaptadas e uma zona exterior murada e ajardinada.

 

A realização deste projeto surge da constatação de um aumento da população idosa residente no município, a par de um aumento dos prestadores de cuidados informais e necessidade de lhes dar apoio (muitas famílias estão a optar por cuidar dos seus dependentes em casa). A inexistência de respostas a nível local e distrital para acolhimento temporário a pessoas dependentes, bem como a insuficiente resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, foram igualmente fatores decisivos.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *