Educação, Mação, Sociedade

Jovens de Mação com “Melhor ideia empresarial “ do EmpreEscolas no Médio Tejo

image003No dia 12 de Junho, no âmbito da Feira Nacional da Agricultura – Feira do Ribatejo, teve lugar no Auditório do CNEMA o Fórum Empreendedorismo que marcou o encerramento do projeto EmpreEscola-Empreender no Ensino Secundário que a Nersant tem vindo a dinamizar desde 2008.

A equipa pertencente ao Médio Tejo que recebeu o prémio de “Melhor ideia empresarial “ foi a “Cookeat” da Escola Secundária de Mação.

Depois de cinco meses de trabalho árduo a equipa Cookeat, composta por 4 alunos do 11.º B, viu finalmente o seu esforço ser recompensado. Os jovens empreendedores são Carlota Parente-Directora Geral; Helena Lopes-Directora de Marketing; Catarina Martins-Directora Financeira e Diogo Vermelho-Produtor de Software/ Web Designer.

A Cookeat surgiu durante uma aula de Marketing ao realizar um trabalho sobre a “Segmentação de Mercado” em que tinha que se pensar num produto/serviço direccionado para “Singles” (famílias unipessoais).

Após a apresentação desse trabalho a directora de curso e professora de Marketing e Gestão Empresarial, sugeriu a participação no projecto EmpreEscola e assim começou o projecto Cookeat.

A “ Cookeat” apresenta-se como uma webpage que pretende ensinar as pessoas a cozinhar de uma forma divertida, podendo os seus cozinhados ser destinados para todas as ocasiões.

Esta página estará disponível gratuitamente mas terá aplicações adicionais, a que só terão acesso os clientes que as subscreverem mediante uma assinatura mensal. A inscrição na Webpage será gratuita.

Para todos os clientes vão estar disponíveis um conjunto de receitas em português e inglês que se caracterizam pela facilidade e rapidez de confeção em que a pessoa pode selecionar desde sopas, pratos principais, pratos tradicionais, sobremesas, acompanhamentos e para cada receita será sugerido um vinho nacional.

Estas sugestões de vinhos nacionais para cada uma das receitas serão feitas pela empresa parceira do projecto, a “DUAV-Da Uva ao Vinho” que é um conceito que está inserido na empresa “Tavadouro Wines”, criada pelo enólogo e também fundador da “Tavadouro Wines”, Pedro Frey Ramos.

Para além da produção de vinhos, a TAVADOURO presta serviços de consultadoria em enologia e viticultura. O conceito DUAV apresenta-se como uma marca de comunicação que pretende promover o conhecimento e consumo de vinho português.

Para os clientes que subscreverem aplicações adicionais vão estar disponíveis para além das funcionalidades já referidas ainda receitas low cost; receitas saudáveis; receitas típicas de épocas festivas ; receitas exóticas e o mais divertido é a existência de uma aplicação em que as pessoas poderão falar umas com as outras por videoconferência, e então poderão trocar opiniões sobre os seus cozinhados.

Em cada uma das receitas existirá uma lista de ingredientes, o modo de preparação, um vídeo em que um cozinheiro de renome da nossa região demonstrará o modo de confeção das receitas e que permitirá que as pessoas, ao verem como confecionar as receitas, possam dar aos seus pratos um aspeto sofisticado, apesar de se tratar de receitas simples de confecionar.

O projecto engloba ainda uma loja Gourmet Online onde os clientes poderão comprar as especiarias necessárias para a confeção de determinadas receitas. As especiarias vão-nos ser fornecidas pela “Aromação”, uma loja muito conhecida do concelho de Mação com quem os alunos fizeram uma parceria.

Esta Webpage também terá um espaço em que as pessoas (tanto cibernautas como clientes) poderão contribuir com novas receitas. Futuramente, os jovens empreendedores estão já a pensar em criar uma aplicação para Tablet/Iphone/Smartphone.

Parabéns aos jovens empreendedores de Mação!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Bom dia.
    O meu nome é Diogo Vermelho e faço parte do Grupo “CookEat” e notei que existem dois erros na vossa noticia. 🙂

    O primeiro é que na realidade são 3 alunas do 11ºB e um aluno do 12ºC.
    O segundo é que a inscrição é paga. Ou seja devido a existirem tantas vantagens que diferem o nosso site de um outro site de culinária é que a inscrição é paga.

    Assinatura semestral: 5,99€
    Assinatura anual: 10,90€
    Descontos na assinatura a partir do 2ºano de subscrição: 20%

    Obrigado por divulgarem o nosso prémio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *