Nelas, Sociedade

Festas do Município em Nelas chegam ao fim com milhares de visitantes

Terminaram as Festas do Município de Nelas promovidas pela Câmara Municipal, que este ano contaram com a colaboração do Intermarché de Nelas, OMB – Grupo Óptico e JC&Coimbra Automóveis, Beira Antiga Lda. de Nelas (mobiliário usado e novo) e Caminhos Cruzados. Um verdadeiro sucesso traduzido no elevado número de visitantes que diariamente afluíram ao local.

Durante quatro dias, de 21 a 24 de Junho, na Praça do Município, estiveram patentes ao público, pontos de artesanato pelos artesãos do Concelho, a Feira do Livro e rastreios visuais. A zona bares reuniu 7 bares do Concelho, bem como as Associações do Cimo do Povo e do Bairro da Igreja de Nelas que asseguraram a gastronomia no local.

Novidades deste ano foram: o mercadinho biológico, sábado e domingo de manhã, onde foi possível adquirir produtos agrícolas biológicos e orgânicos, produzidos localmente, a noite de moda que reuniu 6 lojas do Concelho, com demonstração ao vivo de penteado e maquilhagem pelo cabeleireiro internacional Bruno Vicente, o Percurso pedestre a locais turísticos de Nelas, os passeios de charrete e pónei para crianças, os workshops de artesanato por artesãs do Concelho e a aula aberta de ZUMBA pela instrutora de fitness Verónica Borges. O aniversário do Espaço Internet foi também assinalado com diversas atividades, de 21 a 23, e na galeria de exposições do edifício multiusos esteve patente a exposição “Projeto Investir na Capacidade”, desenvolvida pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas.

Os Grupos musicais do Concelho fizeram a animação deste evento, sendo de destacar a presença da jovem artista Cristina Ardisson, natural do Concelho, que abrilhantou a noite de sábado, dia 22. Ao longo das Festas do Município 2013, actuaram também os grupos: Paracetamole Band (Canas de Senhorim), Alma do Luso (Nelas), Die Kübel (Nelas), Banda Rock For You (Nelas), e In The Cisus Band (Canas de Senhorim). Do programa fizeram parte também, o concerto de musica de Câmara e Orquestra pelos alunos do ensino articulado da E.B. 2,3 de Nelas e do Conservatório de Seia, a Apresentação Musical da Escola Municipal de Música, a Conferência “INTERIOR 2.0 (Re)pensar as estratégias para o interior”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, folclore com a actuação dos Ranchos do Concelho, bombos, animação infantil, uma sessão de autógrafos com o escritor Nuno Camarneiro (vencedor do prémio LEYA 2012), insufláveis e desporto.

As Comemorações do 93º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas, com programa próprio, ocorreram no dia 24 de junho, feriado Municipal, dia em que a autarquia prestou homenagem ao falecido Eng.º Luis Almeida, Chefe de Divisão de Projetos e Planeamento Municipal, com a atribuição do seu nome à 2ª fase da Variante de Nelas.

Ponto alto das Festas do Município foram as Marchas Populares do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo que, na noite de 23, noite de S. João, saíram às ruas, enchendo-as de brilho e cor, culminando num arraial popular, sardinhada e muita animação pelo grupo Bora Lá – Duo Musical.

A vertente desportiva foi preenchida com a abertura da época balnear/2013 das Piscinas Municipais Descobertas, com o Circuito Municipal de Escolas de Natação, onde participaram 20 equipas distritais, com o jogo de futebol entre o Sport Clube de Nelas e Veteranos e o Vitória de Setúbal, no Estádio Municipal de Nelas e com a actividade “Pedalar é que está a dar”, desenvolvida pela escola BTT Dão Nelas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Se no concelho há outras festas nas localidades, porque chamam a estas as festas do município? Só se forem por serem pagas pelos contribuintes enquanto as outras não recebem nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *