Cultura, Gondomar

Exposição “2 Artistas 40 Anos” em Gondomar

DSC_7258Desde 25 de maio que o Auditório Municipal de Gondomar está quase que exclusivamente reservado para a divulgação dos trabalhos de Aurélio Mesquita e Rui Alberto. Para assinalarem 40 anos de atividade artística, Aurélio Mesquita e Rui Alberto juntaram-se na exposição “2 Artistas 40 Anos” – agora numa segunda fase, dedicada ao design e à arte gráfica.

A Sala “Júlio Resende” continua inteiramente ocupada com uma retrospetiva de trabalhos dos dois artistas gondomarenses. Em dia de inauguração, e com a presença de inúmeros convidados e amigos, os artistas mais uma vez fizeram questão de proporcionar, trabalho a trabalho, uma visita guiada pelo percurso de quatro décadas de produção artística.

O melhor “retrato” da exposição, patente até 14 de julho, será, porventura, do Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar: “Esta mostra irá provocar emoções, espevitar consciências, rasgar silêncios, remoer interrogações e ser, enquanto ato de criação, um sopro de vida”, salienta Fernando Paulo no catálogo das exposições.

Aurélio Mesquita nasceu no Porto em 1952 (e reside em Rio Tinto). Começou a trabalhar em Artes Gráficas aos 11 anos. Tem praticado design gráfico, ilustração manual e digital, fotografia, azulejaria e gravura. Dedica-se à pintura desde 1973.

Tem uma já vasta lista de exposições individuais e coletivas. Assim como já conquistou vários prémios e distinções. Mantém uma intensa atividade de dinamização e organização de eventos culturais em Gondomar. É, também, autor do livro “XYWH”.

Rui Alberto Almeida nasceu no Porto em 1953. Vive na freguesia da Foz do Sousa, Gondomar, terra de toda a família materna e paterna. Organizou, dinamizou e participou em dezenas de exposições coletivas e individuais por todo pais. Fundador de movimentos de artes plásticas, tem também já vários prémios recebidos.

É ainda criador de diversas medalhas, troféus e logótipos para entidades públicas e privadas. Coordena, desde 1988, três espaços de arte e molduras com o seu nome.

Exposição “virtual” para visitar em http://www.bodyofart.com/explore/gallery/2-artistas-40-anos/virtual.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *