Desporto, Gondomar

Gondomar Campeão Nacional de Futebol de Rua

 

IMG_0027A equipa do “Projeto EntrEscolhas – Geração D’Ouro E5G”, em representação do Município de Gondomar, sagrou-se, no dia 23 de junho, Campeã Nacional de Futebol de Rua. Com títulos conquistados em 2008 e 2010, Gondomar é, assim, Tricampeão Nacional nesta modalidade.

O Campeonato Nacional de Futebol de Rua, que se realizou em Aveiro, envolveu 20 equipas. A aposta desta prova é promover a prática desportiva como estratégia para a inclusão social. Depois da final, e entre todos os participantes, serão escolhidos oito jogadores para representar Portugal no Torneio Mundial de Futebol de Rua a realizar-se em Poznan, na Polónia, de 9 a 19 de agosto.

Organizada pela Associação CAIS, a prova, disputada em Aveiro, contou com o apoio do programa “Football for Hope” da FIFA e do Instituto Português de Desporto e Juventude. A final foi disputada entre a equipa de Gondomar (Distrito do Porto) e a anfitriã, de Aveiro. O último jogo foi equilibrado (com o resultado final de 6-4), assegurando-se, desta forma, o “tri” para Gondomar.

O palmarés da formação gondomarense na modalidade de Futebol de Rua é, inegavelmente, um caso raro em Portugal. Para além dos sete títulos de Campeã Distrital, a equipa de Gondomar “soma”, agora, o “tri” Nacional (tendo vencido em 2008, 2010 e 2013).

A equipa do “Projeto EntrEscolhas”, constituída por Miguel Silva, Bruno Cardoso, Daniel Miranda, Daniel Silva, David Rocha, José Vigário e Bruno Ricardo, é tecnicamente liderada por Jorge Martins e João Santos.

O “Projeto EntrEscolhas – Geração D’Ouro E5G” é implementado no Município de Gondomar no âmbito do “Programa Escolhas” (5.ª Geração). A entidade promotora é a Câmara Municipal de Gondomar, sendo entidade gestora a Associação Gondomar Cultural.

O Torneio Nacional de Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo que também tem servido, através da final nacional, como forma de serem escolhidos os jogadores que, depois, representam Portugal em cada Mundial – que este ano será realizado em Poznan, na Polónia.

A sessão de abertura do Torneio Nacional de Futebol de Rua foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Augusto Baganha, e pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Vieira Pinto. No “percurso” deste ano, e ainda antes da final disputada com Aveiro, ficam na lembrança as vitórias defronte de Faro (6-5), Braga (9-3), Inglaterra (num amigável que terminou com 9-2) e Santarém (14-1). As meias-finais foram disputadas com a equipa de Beja – sendo o resultado desse jogo de 7-4.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *