Lamego, Saúde

Instituições e serviços ganham nova casa em Valdigem, Lamego

Posto_medico_Valdigem2013A sede da junta de freguesia de Valdigem e o posto médico que presta assistência à população na área da saúde foram recentemente transferidos para novas instalações que oferecem melhores condições de atendimento aos munícipes. Agora, num edifício situado mesmo ao lado, foi também alojada a sede da Associação Amigos de Valdigem que passará a ser o novo ponto de encontro de todos os valdigenses e um centro de dinamização das tradições da comunidade. As duas salas existentes no local vão passar a funcionar como um polo dinamizador de atividades lúdicas, formativas e culturais.

A sede da junta de freguesia e o posto médico ocupam um edifício onde funcionou a antiga escola primária de Valdigem e que se encontrava devoluto. Esta transferência impediu o encerramento do posto médico, uma vez que anteriormente funcionava numa casa particular e não dispunha de condições adequadas. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, e António Margarido Xavier, autarca local, regozijam-se com a melhoria das condições proporcionadas aos utentes e destacam a reabilitação operada no património histórico da freguesia de Valdigem através de um investimento global de cerca de 50 mil euros. “Depois da recuperação dos problemas financeiros e judiciais em que se viu envolvida pela anterior gestão, a junta de freguesia contribui para a normalização da vida coletiva da vila e da freguesia. Além das novas instalações da junta e do posto médico, surge esta associação e trabalha- se num centro de apoio aos idosos. Parabéns a todos”, elogia Francisco Lopes.

O conjunto de imóveis que passou a albergar os dois serviços públicos já acolhia o jardim de infância. Com o objetivo de receber as novas valências foi, no entanto, necessário concretizar algumas alterações, nomeadamente o alargamento do portão da entrada para garantir o acesso de ambulâncias e a colocação de uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *