Cultura, Santo Tirso

Concerto do grupo vocal JOGO DE DAMAS no Centro Cultural de Vila das Aves em Santo Tirso

Ciclo de Jazz - JOGO DE DAMAS - imagem de cartazQuatro vozes para um concerto de jazz feito no feminino. No âmbito do VI Ciclo de Jazz de Santo Tirso, e depois dos concertos do projeto LAMA e do Paulo Gomes Trio, é agora a vez de subir ao palco do Centro Cultural de Vila das Aves o grupo vocal Jogo de Damas. Concerto marcada para dia 5 de julho, às 21h30, com entrada livre.

Composto por quatro vozes de destaque do jazz atual – Barbara Francke, Fátima Serro, Rita Marques e Sameiro Sequeira – o Jogo de Damas editou no final do ano passado o seu primeiro trabalho discográfico, de título homónimo, como corolário dos primeiros anos de vida do grupo e que agora trazem a Vila das Aves

O grupo apresenta-se em septeto, acompanhado de três excelentes músicos jazz, nomeadamente o pianista Paulo Gomes, o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista Leandro Leonet. Em conjunto, percorrem diferentes universos musicais, desde o Jazz à Bossa Nova e à Pop, sendo também alguns dos temas cantados a cappella (sem acompanhamento instrumental).

Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso desde 2008, sob a orientação do programador de jazz José Carlos Santos, o Ciclo de Jazz tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional. No seguimento do programa de concertos da edição de 2013 do Ciclo de Jazz, e depois de Jogo de Damas, o jazz acontece fora de portas com o concerto de Kiko & The Jazz Refugees marcado para dia 20 de setembro na Fábrica de Santo Thyrso.

Barbara Francke

Natural da Alemanha, vive há 13 anos em Portugal. Licenciou-se em direção coral e de orquestra e em canto. Para além da atividade de maestrina e cantora, dedica-se à preparação vocal de coros e de ensembles assim como à docência de canto, de música de câmara e de direção. É docente na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) desde 2000, onde fundou o coro de jazz Aquijazz.

Fátima Serro

Natural do Porto, completou os cursos de composição e canto, tendo ainda estudado piano clássico, harmonia e piano-jazz. Iniciou a sua atividade como cantora jazz a solo em 1990. Alicerçada nos estudos clássicos, foi como autodidata que desenvolveu a sua voz no jazz, tendo mais tarde trabalhado com cantoras como Norma Winstone e Dominique Eade. Do seu trabalho com inúmeros músicos portugueses, destaca-se a parceria com o pianista Paulo Gomes com quem tem vindo a desenvolver vários projetos. Desde 1998, editou vários trabalhos discográficos em nome próprio ou integrando projetos como Conferência dos Sons, Quinto Elemento e Trupe Vocal (do qual foi fundadora e diretora musical). Há mais de quinze anos que se dedica a ensinar canto-jazz e técnica vocal, sendo atualmente professora de técnica e interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).

Rita Marques

Conheceu a pauta aos 6 anos e concluiu o 5º grau do curso geral de piano e formação musical no Conservatório de Música da Figueira da Foz. Depois de uma longa pausa retomou irreversivelmente a música pelo instrumento da voz. Começou por integrar o Orfeon Académico de Coimbra, sendo depois convidada a participar em vários projetos musicais, com os quais descobriu a música tradicional, nomeadamente com a gravação a solo do tema Meninas Vamos à Murta no disco Ceia Louca da Brigada Victor Jara. Desde então continua a explorar, para além da música tradicional portuguesa, diferentes géneros tradicionais como a bossa nova, o folk e o novo flamenco. O seu desafio mais recente tem sido a integração no contexto jazzístico e na canção de Coimbra. Profissionalmente exerce investigação em Engenharia Química.

Sameiro Sequeira

Natural do Porto, iniciou o seu estudo de técnica vocal em 1995, tendo trabalhado canto lírico com Rosário Ferreira e Fernando Teixeira, e canto jazz com Eugénio Barreiros, Suzana Marinkovic e Sofia Ribeiro. Teve formação musical e aulas de piano na Escola de Jazz do Porto. Participou no The Real Acappella Festival em Vasteras, Suécia, em 2008 e no AAVF Festival, Aarhus, Dinamarca, em 2009, tendo trabalhado técnica vocal e de ensemble com Jens Johansen, Morten Kjaer, Anders Edenroth e Katarina Henryson. Ao longo dos anos, integrou grupos musicais de várias estilos, nomeadamente ardeluar, In-Temporais, Aquijazz, Contarolando, os quais representou em palco e, alguns, em estúdio. Desenvolve, em paralelo com a música, trabalho em artes plásticas.

—————————–

Ciclo de jazz de santo tirso

Programado por José Carlos Santos, a primeira edição do Ciclo de Jazz teve início em 2008, com o concerto de Sofia Ribeiro e do contrabaixista Gui Duvignau. No âmbito desta iniciativa passaram também pelo Centro Cultural, ainda nesse ano, o quinteto do contrabaixista galego Xacobe Martínez Antelo e o quarteto do contrabaixista argentino Demian Cabaud. Este último regressaria em 2009, mas noutra formação, integrando a segunda edição do Ciclo de Jazz, no âmbito da qual atuaram também o guitarrista Pedro Madaleno, o João Lencastre Group e o Rui Caetano Trio. Em 2010, na terceira edição do Ciclo de Jazz foi a vez das atuações do quinteto de André Carvalho, dos quartetos de Júlio Resende, Jeffery Davis e Mário Santos, e ainda da cantora Adriana Miki. Da IV edição, destaque para os concertos dos saxofonistas norte-americanos Ohad Talmor e Noah Preminger, do guitarrista e compositor italiano Andrea Lombardini e do coletivo Ficções, liderado pelo compositor e guitarrista Rui Luís Pereira (Dudas). Em 2012, no V Ciclo de Jazz, o Centro Cultural acolheu os concertos do saxofonista norte-americano Ben Van Gelder, do quinteto do também saxofonista José Pedro Coelho e do Trio Internacional Lagarto, liderado pelo guitarrista André Matos.

VI Ciclo de jazz de santo tirso

[12 abril 2013] trio LAMA

Com Susana Santos Silva (trompete), Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Greg Smith (bateria).

www.lamatrio.wordpress.com

[31 maio 2013] PAULO GOMES trio

Com Paulo Gomes (piano), Nuno Campos (contrabaixo) e Leandro Leonet (bateria).

www.paulogomesjazz.com

[5 julho 213] JOGO DE DAMAS

Com Barbara Francke, Fátima Serro, Rita Marques e Sameiro Sequeira (vozes). Acompanhamento: Paulo Gomes (piano), Miguel Ângelo (contrabaixo) e Leandro Leonet (bateria).

www.myspace.com/jogodedamasgrupovocal

www.facebook.com/jogodedamasvocal

[20 setembro 2013] KIKO & The Jazz Refugees

Com Kiko Pereira (voz), Telmo Marques (teclados), Hugo Raro (piano), AP Neves (guitarra), Carl Minnemann (contrabaixo) e Bruno Pedrosoa (bateria). Concerto a realizar na Fábrica de Santo Thyrso.

www.facebook.com/KikoandtheJazzRefugees

http://fandalism.com/kikojazz

+ INFORMAÇÃO

CENTRO CULTURAL DE VILA DAS AVES

Rua de Santo Honorato, 220

4795 – 114 Vila das Aves

Telefone: 252 870 020

E-mail: ccva@cm-stirso.pt

Referência GPS: 41º 21` 37.65“ N | 8º 24`28.46“ W

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 9h. às 13 horas e das 14h. às 17 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo