Amadora, Cultura

Projeto Identidades – Teatro Sénior na Amadora

identidades 240X175A Câmara Municipal da Amadora, em parceria com a Escola Superior de Teatro e Cinema irão promover, no próximo dia 26 de junho, pelas 10.30h, a Festa de Fim do Ano Letivo 2012/2013 do Projeto Identidades – Teatro Sénior.

A Avenida da República, rua do centro da cidade, foi o local escolhido para celebrar o casamento do “AMA” com a “ADORA”, num cortejo com direito a passadeira vermelha, durante o qual serão declamados textos alusivos à história da AMADORA. O “Copo d’Água” estará a cargo dos SMAS de Oeiras e Amadora. O fim da festa contará ainda com a obrigatória valsa, onde todos os convidados poderão participar.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do mestrado “Teatro e Comunidade”, pretende ser uma mostra do trabalho realizado por todos os participantes no projeto durante o ano letivo 2012/2013, promovendo a interação e participação da comunidade em geral.

O Projeto Identidades – Teatro Sénior, tem como objetivo estabelecer pontes e trocas entre as práticas e experiências de intervenção com pessoas séniores entre as várias áreas de saber, evidenciando os benefícios da prática teatral no processo de envelhecimento das pessoas e a promoção da formação de técnicos com grupos séniores em atividades de teatro na comunidade. Pretende, simultaneamente, promover o envelhecimento ativo, a inclusão e a acessibilidade à arte e à participação.

Este projeto é desenvolvido com três instituições parceiras: Sociedade Filarmónica de Recreio Artístico da Amadora (SFRAA) – Quinta de S. Miguel, Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA) – Centro Rainha Santa Isabel e a Associação de Solidariedade Social Reformados Pensionistas e Idosos da freguesia da Mina (ASSORPIM).

O Teatro de Identidades tem possibilitado o registo de alterações de comportamentos e atitudes dos beneficiários, que importa destacar, nomeadamente: respeito pelos silêncios e pelos outros, aumento da capacidade de comunicar, maior permeabilidade ao toque e às expressões não verbais, aumento da noção de imagem de si e aumento da autoestima.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *